Você, como dono do seu próprio negócio rural, realiza a gestão orçamentária?
Sabia que com a gestão conseguimos conhecer e até mesmo aumentar a margem de lucro efetiva do empreendimento rural?

Hoje vamos dar destaque a esse assunto, dizendo como deve ser feito e o porquê, além de falar das ferramentas utilizadas para agilizar e controlar as informações da sua propriedade.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Planejamento: Ponto Chave da Gestão Orçamentária
- 2. Gestão Orçamentária Estratégica no Campo
- 3. Dicas de para o Sucesso na sua Gestão Orçamentária
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Planejamento: Ponto Chave da Gestão Orçamentária
Quando estamos pensando em efetividade e permanência de toda e qualquer empresa devemos ter em mente o planejamento, pois, como já sabemos, sorte não é uma coisa a qual devemos contar.
Mas, por que planejar?
Planejando é possível racionalizar a utilização dos recursos que muitas das vezes é escasso.
Além disso, nos permite a tomada de decisões mais seguras e assertivas, nos concedendo aplicações/investimentos e também atua na prevenção de riscos e correção de desvios.
O planejamento também tem o intuito de colocar prazos para os objetivos, o que chamamos de metas, as quais são estabelecidas para dar fluidez e ter previsões do negócio.
Gestão Orçamentária Estratégica no Campo
A gestão orçamentária é apenas um pilar da gestão agrícola, a qual indica o quanto de dinheiro vamos trabalhar para a obtenção dos resultados, que é o nosso objetivo.
Monitorar resultados, atualizações de planilhas e controle do funcionamento da propriedade são funções de um gerente orçamentário, as quais devem ser atualizadas frequentemente.
Para a execução desses procedimentos o gestor necessita de um Demonstrativo de Resultados (DRE), para projetar receita, custo e despesas. Necessita também do balanço patrimonial (BP), com ativos e passivos, e qual a destinação desse dinheiro fazendo isso por meio de uma projeção futura.
Assim realiza-se o fluxo de caixa, conseguindo fazer uma análise orçamentária 360°, demonstrando com clareza e detalhamento a real situação da empresa, podendo conciliar com os objetivos e metas estabelecidos.

Demonstrativo de Resultados (DRE)
O DRE nada mais é que um relatório da contabilidade, que considera a diferença entre as despesas e receitas de um determinado tempo, demonstrando se a empresa está resultando em lucro ou prejuízo.
Com o objetivo de chegar em um valor de resultado líquido do negócio, com o DRE é possível elaborar um planejamento estratégico, conseguindo ajustar alguns pontos para a melhoria e obtenção do sucesso esperado.
Balanço Patrimonial (BP)
O Balanço Patrimonial é uma análise do equilíbrio entre o que o negócio tem e o que ele apresenta como dívida.
Essa análise é ótima para a manutenção futura do empreendimento, tendo em vista que se não controlado a empresa pode estar se endividando mais do que arrecadando. Preste bastante atenção nisso.
No balanço patrimonial temos que elencar quais são os ativos (tudo o que o negócio tem), os passivos (todas as obrigações do negócio) e assim conseguir ter conhecimento de qual o verdadeiro patrimônio líquido da empresa rural.
Tomando como base o patrimônio líquido conseguimos dar direcionamento a empresa, seja para amortização de dívidas ou reinvestimento.
Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)
O DFC é um instrumento de gestão financeira que prevê todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, informando como será o saldo de caixa para o período projetado.
O capital de giro é essencial para o funcionamento da empresa e para a conclusão dos objetivos traçados, por isso ter conhecimento preciso do capital é fundamental para efeito de planejamento estratégico.
O fluxo de caixa é o somatório de informações tais como: saldo inicial, receitas (entradas), despesas (saídas) e saldo de caixa final (diferença entre saídas e entradas somado ao inicial).
Esse fluxo de caixa deve ser feito independentemente do tamanho e seguimento do negócio rural, por controlar estradas e saída de dinheiro, possibilitando assim estratégias para pagamento e recebimento da empresa.

Dicas de para o Sucesso na sua Gestão Orçamentária
1ª Dica - Tenha sempre bem estruturado as suas contas, quais são suas receitas, despesas e custos. Isso te ajudará a visualizar como esta sua empresa, o quanto anda gastando com determinado tópico podendo ser um ponto de melhoria dentro da questão financeira.
2ª Dica - Não faça o seu orçamento pensando de uma forma linear, tente articular as várias vertentes do negócio, as várias pessoas e setores do empreendimento. Envolva a sua equipe e os departamentos nas responsabilidade orçamentárias.
3ª Dica - Utilize ferramentas dinâmicas para alimentação de informações como são os casos dos softwares de gestão, os quais apresentam dinamismos quanto a alimentação e até mesmo quanto as análises para a tomada de decisão.

4ª Dica - Faça projeções tanto com situações boas e ruins, isso para ter ciência de como a empresa irá responder de acordo com o que vai se passar ao longo do tempo determinando pelo planejamento. Isso pode ser feito trabalhando com as chamadas margens aceitáveis, evitando os imprevistos externos.
5ª Dica - Trabalhe com o fluxo de caixa sempre atualizado e suas previsões para saber para qual rumo anda sua empresa, tendo conhecimento das suas entradas e saídas.
6ª Dica - Tenha uma equipe comprometida com o orçamento. Você, gestor, conhece muito bem quais os pontos fracos e fortes da sua equipe, valorize e seja incentivador do seu pessoal.
Conclusão
Vimos que com a gestão é possível ter uma visão geral de como o negócio está indo e quais suas perspectivas.
Desta forma, podemos dizer que o ponto alto da gestão orçamentária está em garantir a rentabilidade por meio do controle e análise dos processos.
Podemos afirmar que, com a gestão orçamentária feita de forma realista, consegue-se garantir a rentabilidade do negócio, alcançando assim o objetivo, que é o lucro.
Portanto, não deixe de planejar e gerir o orçamento do seu negócio rural!
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.