CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano
CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano

Trigo: Entenda seu cultivo e a importância da gestão agrícola

Trigo: Entenda seu cultivo e a importância da gestão agrícola

Publicado em: 04/02/2021

Considerado um dos cereais mais antigos e cultivados do mundo, o trigo já ocupa seu espaço na produção agropecuária brasileira, principalmente para a produção de farinha para pães, além de massas e bebidas, tais como a cerveja.

Plantação de Trigo

Com uma produção mundial que gira em torno de 750 milhões de toneladas, o trigo é também uma cultura bastante importante para o agronegócio brasileiro. No ano de 2020, a produção brasileira de trigo ficou em 6,3 milhões de toneladas, segundo estimativas da consultoria Safras & Mercado.

Diante da produção interna crescente e da importância do trigo para a economia agrícola brasileira, o interesse de produtores nacionais no cultivo deste cereal cresce a cada ano, representando uma excelente opção de cultivo.

Se você também tem esse interesse, te convidamos a conhecer algumas informações e dicas sobre o plantio, controle de pragas e colheita do trigo, para entender como tornar essa cultura mais eficiente, competitiva e sustentável.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)

  • 1. Recomendações para realizar o plantio de trigo
    • 1.1 Fique atento às condições ideais de plantio do trigo
  • 2. Controle de pragas e doenças: essenciais para bom rendimento de lavouras de trigo
  • 3. Colheita do trigo: muito cuidado com a regulagem da colhedora
  • 4. Planejamento e gestão agrícola: Fundamentais para o sucesso da cultura do trigo
  • Falar com um analista CHBAGRO

Recomendações para realizar o plantio de trigo

No Brasil, para que o plantio de trigo torne a produção mais competitiva e sustentável há a necessidade de, fundamentalmente, ter maior conhecimento sobre alguns aspectos de grande importância, caso de:

  • Própria planta de trigo, relacionado ao seu crescimento e desenvolvimento;
  • Peculiaridades da região onde ocorrerá o cultivo do trigo, caso do clima e características do solo;
  • Práticas de manejo que sejam mais adequadas para a cultura, de acordo com a situação de produção.

A partir disso, deve-se planejar a lavoura privilegiando todas as práticas que promovam elevado rendimento e com o menor risco de perdas possível, tais como:

  • Escolha da cultivar mais adequada, lembrando que há cultivares de inverno, que necessitam de mais horas de frio, e cultivares de primavera;
  • Época de semeadura mais indicada de acordo com o Zoneamento Agrícola para cada região;
  • Espaçamento, população de plantas e nutrição das plantas na época e na dose indicadas para cada região e cultivar.

Quanto à época de semeadura, as recomendações variam de acordo com a região do país.

Para a região Sul, principal produtora do país, o plantio deve ocorrer entre abril e agosto, com variações entre os estados, enquanto na região Sudeste, a janela costuma ser mais restrita – englobando os meses de março a maio.

Calendário de Plantio do Trigo
Fonte: Conab

Outro aspecto que merece maior atenção durante o plantio do trigo são as boas práticas de preparo do solo. Neste sentido, o primeiro passo é realizar uma eficiente análise do solo.

Caso o solo apresente alguma limitação que comprometa o desenvolvimento da cultura, é fundamental fazer a correção prévia antes do plantio do trigo. Também é recomendável evitar a semeadura em solos compactados, que estejam mal drenados ou com exposição a temperaturas muito baixas.

Outra recomendação muito importante é realizar o plantio sempre no limpo. As plântulas de trigo têm por características serem muito sensíveis à competição. Assim, para melhor estabelecimento da cultura, o plantio deve ocorrer no limpo, sem a presença de plantas daninhas.

Fique atento às condições ideais de plantio do trigo

Além de priorizar as características qualitativas do solo, é preciso também estar atento às condições ideais para o plantio do trigo, tais como umidade/temperatura e espaçamento.

Neste sentido, vale ressaltar que o trigo é uma cultura que apresenta boa capacidade de adaptação, podendo ser produzido tanto em regiões tropicais quanto subtropicais. Mas, de modo geral, as altas produtividades estão associadas a uma umidade do ar ideal de 70%.

Também é preciso considerar que a emergência do trigo depende de temperaturas do solo que variam entre 15ºC e 20ºC. Temperaturas acima de 26ºC não são interessantes, pois podem ser prejudiciais para o estabelecimento da cultura!

Essas condições como umidade, temperatura e chuva durante todo o ciclo da cultura também refletem diretamente na qualidade do grão.

Já o espaçamento entre plantas deve ser projetado para que a planta tenha ótimo aproveitamento e possa expressar suas melhores características. Para o plantio de trigo na linha, geralmente as indicações são:

  • Espaçamento entre linhas: 17 a 20 cm;
  • Densidade média: de 200 a 400 sementes viáveis por m²;
  • Profundidade de semeadura: 2 a 5 cm.

Também é possível optar pelo plantio a lanço, com as sementes sendo distribuídas de maneira manual ou mecânica. Neste caso, o espaçamento será irregular e desuniforme na área.

 

Controle de pragas e doenças: essenciais para bom rendimento de lavouras de trigo

O ciclo de produção do trigo costuma durar, em média, de 100 a 170 dias, com essa variação dependendo da cultivar empregada e das condições edafoclimáticas (clima e solo).

Mas, para que a produtividade seja máxima, o manejo para controle de plantas daninhas no trigo é essencial, pois auxilia produtores a atingir as produtividades previamente planejadas.

No Brasil, existem diversas espécies de daninhas que afetam a cultura do trigo. No Sul do Brasil, por exemplo, as gramíneas com maior incidência são o Azevém (Lolium multiflorum), a Aveia-preta (Avena strigosa) e a Aveia-branca (Avena sàtiva).

Já as espécies de folhas largas com maior importância são a Nabiça (Raphanus raphanistrum é R. sativus), o Cipóde-veado (Polygonum convolvulus), a Erva-salsa (Bowlesia incana) e a Buva (Conyza bonariensis e C. canadensis).

Na cultura do trigo, o controle de plantas daninhas é dividido em duas etapas principais:

  • Antes da implantação da cultura, representado pelo manejo pré-semeadura (dessecação pré-semeadura);
  • Após a implantação da cultura, representado pelo manejo em pós-emergência da cultura.

No caso do manejo pré-semeadura, o controle pode ser mais intenso e especifico, selecionando plantas de folha larga ou de folha estreita, com herbicidas de maior espectro de ação, caso do 2,4-D, Metsulfurom, Glifosato, permitindo maior assertividade no controle.

No controle de pós emergência é preciso fazer o acompanhamento do estágio fenológico de invasoras, permitindo a aplicação de herbicidas com ingrediente ativo específico (Iodosulfurom-metílico).

Vale salientar que nos primeiros 35 dias pós emergência é onde devemos ter uma maior atenção e acompanhamento do fluxo de folhas largas e folhas estreitas, para que o controle seja mais efetivo.

Também há a recomendação de adoção do manejo integrado de pragas, como já discutimos neste conteúdo.

 

Colheita do trigo: muito cuidado com a regulagem da colhedora

Colheita do Trigo

Assim como ocorre com qualquer cultura, caso do milho e da soja, a colheita do trigo é extremamente importante, tanto para garantir a produtividade da lavoura quanto para assegurar a qualidade final do cereal.

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados em relação à regulagem da colhedora, considerando que à medida que a colheita vai sendo processada, as condições de umidade do grão e da palha tendem a variar, exigindo por consequência novas regulagens.

Quando a umidade está em torno de 13%, a colheita de grãos permite uma folga entre cilindro e côncavo de 8 mm a 10 mm e rotação do cilindro de 950 rpm.

Para colheitas com umidade ao redor de 16%, a regulagem ideal exige uma folga entre cilindro e côncavo de 6 mm a 7 mm e aumento da rotação do cilindro para 1.100 rpm.

As lavouras de trigo podem também ocorrer de forma antecipada, visando ao escape de chuvas na maturação plena, com isso, evita-se o problema de germinação na espiga, e demais problemas indesejáveis.

Nesse caso, com a colheita ocorrendo ao redor de 20% de umidade, é aconselhável uma regulagem ainda mais cuidadosa da colhedora, com a folga entre cilindro e côncavo de 6 mm e 1.300 rpm de rotação no cilindro.

Deve-se também demandar maiores cuidados com a velocidade e na localização do ar do ventilador, pois tanto a palha quanto o grão estão mais pesados.

 

Planejamento e gestão agrícola: Fundamentais para o sucesso da cultura do trigo

Em tempos de economia globalizada e o aumento da competitividade, precisamos ficar muito atentos com o que ocorre com a lavoura de trigo, do pré-plantio até a colheita.

Gestão Rural do Trigo

Por essa razão, o planejamento é extremamente importante para a empresa rural, devendo ser realizado em todas as etapas da cultura.

Planejando todas atividades a serem realizadas, é possível que o produtor conheça quais são seus principais custos, necessidades, dificuldades e oportunidades. Isso auxilia na tomada de decisão, não só do plantio à colheita, mas do plantio à comercialização.

Para isso, há a necessidade de ter todas as informações de sua lavoura devidamente registradas, afinal qualquer detalhe pode fazer bastante diferença nos custos.

Neste cenário, uma ferramenta que pode ajudar qualquer produtor de trigo é a adoção do CHBAGRO.

Este é um software desenvolvido por especialistas para que funcione como um excelente sistema de gestão agrícola, sendo ainda específico para fazendas e apresentando um potencial de gerenciamento totalmente integrado.

Por exemplo, quando é lançada uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona o insumo na aba de estoque.

Assim que o operador agrícola realiza a aplicação deste insumo, o sistema realiza todos os cálculos, informando quanto a aplicação custou em cada fazenda e talhão.

 

O CHBAGRO é um sistema baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, permitindo total conexão das áreas operacional e administrativa, resultando em uma gestão completa da propriedade e em produtividades mais elevadas.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

agrícola gestão grãos
CHB

Sobre nós

O CHBAGRO é o único software completo para produtores rurais do Brasil. Mais de 600 fazendas já utilizam. Custo Agrícola facilitado, Apps Mobile para apontamento no campo mesmo sem internet. Software para Contabilidade Rural, Folha de Pagamento, Fiscal, RH, Agrícola, Controle de Máquinas (Frota), Compras, Estoque, Financeiro e Faturamento com NFE.

News

Conteúdo

  • Soluções
  • Clientes

Suporte

  • SAC
  • Suporte humano
  • Acesso

Contato

Franca, SP
Avenida Dr. Antônio Barbosa Filho, 1005

(16) 3713.0200

comercial@chb.com.br

(16) 3713.0210

Trabalhe Conosco

SAC

© 2025 CHB. Todos os direitos reservados.