Tendências na Agricultura de Precisão para Canaviais

Tendências na Agricultura de Precisão para Canaviais

Publicado em: 10/09/2020

A agricultura de precisão se consolida no Brasil e na América Latina como um caminho sem volta. Isso graças aos resultados positivos obtidos nas fazendas que a aplicam.

O conceito de agricultura de precisão leva em conta as diferenças significativas de cada talhão da lavoura. Afinal, os vários trechos de terra têm suas peculiaridades em relação ao solo, relevo e tipo de vegetação mais apropriado.

Para que o agricultor possa fazer o manejo das lavouras de forma diferenciada, ele precisa ter dados precisos do campo em mãos. Somente desta forma, é possível fazer as interpretações corretas das informações coletadas.

É justamente aí que o uso de um moderno software de gestão para fazendas torna-se indispensável, em meio a tantos outros investimentos em máquinas, drones de pulverização e tecnologias de irrigação.

CHBAGRO é este software. Com ele, os produtores rurais vencem seus objetivos de apurar custos, analisar viabilidade de culturas e variedades, optar pelo melhor sistema de adubação e garantir as várias rotinas estratégicas de gestão que envolvem os canaviais.

Agricultura de Precisão

Agricultura de precisão para canaviais: analisando tendências

Por que é importante saber mais sobre a agricultura de precisão? A razão é simples. Quando se conhece bem as especificidades dos talhões, fica muito mais fácil a tomada de decisão quanto à:

  • Utilização das tecnologias mais adequadas;
  • Ferramentas e sensores necessários para explorar com mais eficiência cada trecho do canavial;
  • Investimentos necessários;
  • Aplicação dos insumos mais apropriados para cada área;
  • Obtenção do maior retorno econômico possível.

Todos estes benefícios da chamada agricultura de precisão podem ser obtidos não somente na lavoura da cana-de-açúcar, mas também no cultivo de grãos como, por exemplo, o arroz e, ainda, na lavoura dos hortifrutis.

O aumento da utilização da agricultura de precisão e sua diversificação se devem a aspectos como o melhor conhecimento dos produtos.

Com o passar do tempo, produtores agrícolas e revendedores de insumos vêm se convencendo sobre o retorno certo de seus investimentos. Desta forma, as consequências são naturais.

O que temos visto nos últimos anos é a solidificação de uma rede confiável de suporte técnico e agronômico. E as ferramentas da agricultura de precisão passando a agregar cada vez mais valor a preços acessíveis.

A gama de produtos ofertados também é maior. Tudo isso alavanca o número de agricultores que vêm apostando na agricultura de precisão.

Lembrando que este conceito não é de hoje, já que a agricultura de precisão começou a ser colocada em prática no Brasil na segunda metade da década de 90. E os ganhos e possibilidades da tecnologia não param de crescer.

Prova disso foi o uso do GPS (Global Positioning System) para agricultura, que já otimizava a operação de maneira eficaz. E agora o mais recente GNSS (Global Navigation Satelite Systems) que veio para facilitar ainda mais a aplicação da agricultura de precisão.

 

Retornos positivos e imediatos

A principal tendência nesta área é, certamente, o surgimento de novas tecnologias que se ajustem à praticamente todos os tamanhos de operações. Com a mecanização alcançando todas as etapas de produção, do plantio à colheita.

Entre estas novidades, o produtor rural contará ainda com versões mais atualizadas e potentes das tecnologias que já existem. Independentemente do tamanho do canavial, as fazendas terão acesso a:

  • Pilotos automáticos;
  • Sistemas de monitoramento de colheita;
  • Sensoriamento remoto;
  • Barras de luzes;
  • Computadores de bordo com telemetria e softwares variados;
  • Equipamentos de aplicação em taxa variável;
  • Controle automático de seções para plantio e pulverização.

Estas tendências no campo da agricultura de precisão ganham força na medida em que promovem retornos cada vez mais imediatos ao produtor.

Este pode usufruir dos benefícios obtidos pelas linhas plantadas por hectare, eliminação de sobreposição e de falhas e pela diminuição de consumo de combustível por hectare. Fatores que fazem toda diferença para aumentar a eficiência operacional das fazendas.

Outra tendência interessante é o fato do produtor não precisar adquirir máquinas novas, comprometendo seu orçamento. As tecnologias embarcadas na agricultura de precisão preveem soluções que podem ser instaladas em máquinas que já estão no campo.

O ganho financeiro desta possibilidade é certo, pois as tecnologias totalmente compatíveis com os modelos dos maquinários que já existem nas fazendas é uma demanda constante dos produtores rurais.

O objetivo é melhorar o desempenho do parque existente sem precisar fazer novos investimentos.

Máquina com Agricultura de Precisão

Intensa evolução

Como vimos até aqui, há muitos avanços. Mas a expectativa de novidades relacionadas à agricultura de precisão ainda é grande. Deve haver uma intensa evolução já nos próximos anos.

No futuro, o nível de automação das máquinas e das operações como um todo será maior ainda. Tudo trabalhando em conjunto e de forma integrada. Esta sincronia vai garantir a organização total das fazendas e 100% de eficiência logística.

Umas das previsões neste sentido se refere aos sistemas inteligentes para a tomada de decisão com base em informações permitidas pela telemetria. Isso também virá para integrar todos os sistemas de gestão do negócio.

Os fatores ambientais e de segurança alimentar também estão na pauta da agricultura de precisão.

Especialistas são unânimes em apontar que eles serão os grandes responsáveis por impulsionar o desenvolvimento de sensores e sistemas de posicionamento.

Eles poderão desvendar todos os detalhes de procedência e práticas agrícolas utilizadas na produção de determinado alimento.

 

Conclusão

A agricultura de precisão se solidifica cada vez mais e os produtores rurais precisam estar preparados para absorverem os avanços previstos. Se sua fazenda ainda precisa conectar as áreas operacional e administrativa, conte com o CHBAGRO.

Este software de gestão agrícola é capaz de realizar todos os cálculos necessários para informar com precisão quanto custa cada fazenda e cada talhão. Não se esqueça: o futuro é agora.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

tecnologia cana-de-açúcar