Foram muitos desafios enfrentados na gestão da cultura da cana-de-açúcar em 2021. Desafios que fizeram com que o setor repensasse em algumas técnicas e operações já planejadas e alterasse alguns pontos que já estavam em andamento.

Neste texto, vamos comentar sobre os três maiores desafios que ocorreram na cultura da cana em 2021 e como uma boa gestão pode te ajudar a mitigar alguns desses desafios e até ter algumas mudanças de planejamento.
Confira abaixo!
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Desafios Enfrentados em 2021 na Cana-de-Açúcar
- 2. Gestão no Canavial Pode Ajudar a Mitigar Alguns Desafios
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Desafios Enfrentados em 2021 na Cana-de-Açúcar
O ano de 2021 não foi um ano fácil, começamos com a pandemia do Covid-19, o que gerou muitas incertezas a todas as pessoas e até mesmo na economia.
Mas, além desse desafio, para a cultura da cana-de-açúcar foi um ano muito complicado, tivemos desde geadas, seca nos canaviais e ainda a alta do preço dos insumos.
Vamos discutir um pouco sobre cada um desses desafios e depois falar um pouco sobre como a gestão pode te ajudar a minimizá-los.
Baixas Temperaturas e Geadas
Baixas temperaturas e geadas, principalmente nos meses de junho, julho e início de agosto de 2021, foram marcantes em algumas regiões produtores de cana-de-açúcar, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, o que impactou a produtividade das lavouras.
A figura abaixo mostra um dia no final do mês de junho em que várias regiões do Brasil foram atingidas por geadas. Este fenômeno não ocorreu somente uma vez, em algumas localidades foram registradas várias ondas de baixas temperaturas com acompanhamento de geadas.

Fonte: Inmet
O efeito das baixas temperaturas e geadas não somente impactaram na safra 2021/22, mas certamente irão impactar na próxima safra.
Áreas que já estavam colhidas e com brotação que foram afetadas por geada tiveram que ser roçadas. e isso pode impactar no atraso do canavial, na produtividade e até o planejamento da colheita da próxima safra com atraso da colheita dessas áreas.
Seca e Ocorrência de Incêndios nos Canaviais
A seca também foi outra condição climática que desafiou a cultura da cana em 2021.
A ocorrência de baixa quantidade de chuvas em várias regiões produtoras propiciou o desenvolvimento irregular do canavial, reduzindo a produtividade, atrasando a colheita de algumas áreas e, consequentemente, a lucratividade.
Além disso, a seca ainda propiciou a ocorrência de incêndios.

O número de incêndios no segundo semestre de 2021 foi muito grande em vários locais do país, se espalhando para vários canaviais, onde a seca e o vendo dificultaram o controle.
Este foi responsável não só pela perda de produção da cana, mas também de outras culturas e do perigo para a população.
Os incêndios podem reduzir a qualidade da matéria-prima, ou seja, quando um canavial é queimado, ele deve ser rapidamente colhido para minimizar essas perdas.
Outro impacto negativo das queimadas nos canaviais são em áreas já colhidas e que tinham o trato da soqueira já realizado com fertilizantes, herbicidas, inseticidas e outros insumos aplicados, o que resulta na perda desses produtos.
Os incêndios também não só impactaram a safra 21/22, mas a próxima também, pois muitas áreas atingidas por fogo retardaram o desenvolvimento ou até mesmo propiciou a ocorrência de falhas nos canaviais, o que favorece a ocorrência de plantas daninhas no local da falha, que além de reduzir a produtividade, resulta em um aumento do investimento no controle de plantas daninhas e reduz a longevidade do canavial.
Diante desses dois problemas climáticos enfrentados em 2021 na cultura da cana (geada e estiagem), a Conab divulgou uma redução da produção da cultura de 13,2% em relação à safra 20/21 (terceira estimativa).
Preço dos Insumos
Um terceiro desafio enfrentado na cultura da cana-de-açúcar foi o preço dos insumos que apresentaram aumento durante o ano de 2021.

Muitos insumos e fertilizantes utilizados no Brasil são importados, por isso os preços desses produtos no país giram em torno do mercado internacional.
Esse aumento teve reflexo pelo aumento dos custos da matéria-prima para os insumos, interrupções de operações de algumas indústrias produtores de insumos, como a China, problemas logísticos, alta do dólar em relação ao real, entre outros. Todos impactos causados pela pandemia do covid-19.
A CNA identificou aumento acima de 100% de alguns insumos, como potássio (152%), glifosato (126%), nitrogênio (70%) e fosfato (74%).
De acordo com o CEPEA, as valorizações dos adubos nitrogenados estiveram atreladas à menor produção chinesa destes fertilizantes, já os fosfatados foram impulsionados pelo início da taxação norte-americana sobre o produto proveniente do Marrocos, que é um grande produtor de fosfatados.
Como o preço dos insumos giram em torno do mercado internacional, há impactos no custo das commodities, o que acaba influenciando o custo agrícola do canavial e a gestão financeira da fazenda.
Sabemos que não é fácil enfrentar em uma única safra três grandes desafios igual ocorreu na safra 2021/22, mas você pode minimizá-los, veja no próximo tópico.
Gestão no Canavial Pode Ajudar a Mitigar Alguns Desafios
Sabemos que grande parte dos desafios de 2021 foi por questões climáticas e o outro por questões econômicas, sendo difícil controlar para que não ocorram.
São desafios que qualquer cultura pode enfrentar ao logo das safras e que podemos tentar minimizar com uma boa gestão da sua empresa rural.
Para isso você tem que ter um bom planejamento do seu canavial, ter todos os custos e operações registrados, realizando um controle do que foi planejado e o que está sendo executado, ou seja, ter todos os dados da sua fazenda de forma rápida e fácil, para conseguir analisar e tomar decisões de forma assertiva.
Por isso, você precisa ter a gestão do seu canavial, organizar e gerenciar os recursos, realizando as avaliações de todas as etapas da lavoura e fazendo as análises necessárias para que quando acontecer algum desafio como foi em 2021, você consiga ter as informações necessárias para mitigar os prejuízos.
A gestão do seu canavial precisa ser realizada em todas as etapas da cultura da cana-de-açúcar, no preparo do solo, no plantio da cultura, na adubação e tratos culturais e na colheita da cultura, além de ter um ótimo planejamento para a compra ou substituição de insumos.
Para te ajudar com isso, você pode utilizar softwares ou aplicativos, em que você registra todas as atividades, custos, planejamento, condições climáticas e outros dados que te ajudarão na tomada de decisão.

O CHBAGRO é um exemplo de software de gestão agrícola específico para fazendas com um gerenciamento totalmente integrado.
Com ele você consegue ter os dados do seu canavial de forma rápida, organizada e de fácil registro que auxiliarão a eliminar alguns problemas enfrentados durante a safra.
Conclusão
O ano de 2021 foi um ano de muitos desafios. Seca, queimadas do canavial, frio, geadas e a alta do preço dos insumos foram alguns enfrentados pela cultura da cana-de-açúcar.
Neste texto discutimos um pouco como cada um desses desafios impactou o canavial e como uma boa gestão pode te ajudar a tomar decisões para aliviar alguns impactos causados por esses desafios.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.