A cana-de-açúcar é uma cultura muito importante para a economia do Brasil.
E é na colheita o momento que consolidamos o lucro que tivemos durante todo o ciclo da cultura.
Mas, podemos ter neste momento algumas perdas, por isso é extremamente importante ter qualidade na colheita para não ter problemas com impurezas para a indústria e o pisoteio no canavial.

Confira este texto para ter uma colheita com qualidade!
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Colheita da Cana-de-Açúcar
- 2. Pisoteio do Canavial
- 3. Impureza Mineral e Vegetal na Colheita do Canavial e Como Reduzi-las
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Colheita da Cana-de-Açúcar
Nos últimos anos tivemos uma estagnação da produtividade no setor canavieiro, mesmo tendo muitas tecnologias que entraram no mercado. A operação da colheita acabou sendo uma das responsáveis por esta estagnação.
A colheita mecanizada da cana-de-açúcar trouxe muitos benefícios para o setor, porém, temos alguns desafios referente à qualidade que devem ser observados com a devida atenção.
Os principais pontos da qualidade da colheita que devem ser verificados são:
- Quantidade de matéria estranha vegetal e mineral que são colhidas junto com a cana e enviados para a indústria;
- O pisoteio do canavial pelas máquinas da colheita.
Para se ter uma colheita com qualidade é essencial ter um bom planejamento das operações na lavoura.
Além disso, é muito importante o monitoramento constante da colheita para verificar os parâmetros relacionados à qualidade.
Por isso, vamos discutir sobre duas ameaças que impactam a qualidade da colheita, a produtividade do canavial e os custos de produção.
Pisoteio do Canavial
Para prevenir o pisoteio do canavial precisamos realizar um bom plantio da cultura.
Isso porque a operação de sulcação para o plantio tem muito influência no processo de colheita, ou seja, os sulcos precisam estar paralelos para que não haja problema com pisoteio pela colhedora e transbordos na lavoura.
Impactos do Pisoteio do Canavial
O pisoteio do canavial pode favorecer a ocorrência de falhas e maior compactação da linha de cana, influenciando diretamente na produtividade.
Ele é um dos principais fatores de perdas econômicas no momento da colheita, sendo responsável por 33% de redução da produtividade do canavial.

Fonte: Adaptado de Otto (2017) em Gape
A redução da produtividade impacta diretamente a longevidade do canavial.
O pisoteio prejudica o brotamento da soqueira e o seu desenvolvimento, além disso, pode ocorrer o arranquio dos rizomas. Com isso, há menor produção na safra seguinte devido a falhas da lavoura.
Como Reduzir Problemas com o Pisoteio do Canavial
Para reduzir problemas com o pisoteio do canavial, você deve avaliar alguns fatores:
- Paralelismo do canavial;
- Máquinas bem reguladas;
- Uso de GPS para as operações desde o plantio até a colheita;
- Treinamento da equipe e mostrar importância de não ter pisoteio;
- Verificar tráfego de máquinas na lavoura;
- Verificar a bitola das máquinas;
- Utilização de variedades de cana-de-açúcar que são mais indicadas para a colheita mecanizada e para cada ambiente de produção;
- Verificar a umidade do solo no momento da colheita;
- Velocidade de colheita correta;
- Realizar manobras com os maquinários de forma correta;
- Utilize o espaçamento entre linhas adequado e os maquinários para o espaçamento escolhido;
- Planejamento do plantio em relação a topografia e a sistematização do terreno que proporcionam uma colheita com qualidade.

Fonte: Cana Online
Impureza Mineral e Vegetal na Colheita do Canavial e Como Reduzi-las
Os materiais indesejados que são colhidos junto com a cana são denominados de impurezas, ou seja, é toda matéria estranha que é colhida junto com os colmos maduros, que podem ser vegetais e minerais.
A impureza mineral é composta por partículas minerais como solo e pedras, que são colhidos pela colhedora junto com a cana.
A impureza vegetal é composta por palha, folhas verdes e ponteiros da matéria-prima. Lembrando que na cana crua, as impurezas vegetais são maiores quando comparados com a cana queimada.
A presença dessas impurezas interfere na produção de açúcar e etanol na indústria, gerando muitas perdas, podendo causar desgaste de equipamentos e interferindo na qualidade final do produto.
A impureza mineral não prejudica somente a indústria pelo desgaste de equipamentos, pode interferir também no desgaste da colhedora.
Impurezas minerais podem causar desgaste excessivo em inúmeros equipamentos por abrasão, podendo aumentar a perda de sacarose, ocasiona maior número de paradas da usina pelo desgaste, quebras de equipamentos e exige mudanças no processo, o que gera em aumento de custo.
Já a impureza vegetal, além de causar menor peso de carga, também interfere na eficiência da extração de caldo na indústria, prejudicando, principalmente na qualidade da matéria-prima (teor de sacarose).
Essas impurezas podem aumentar o custo para o tratamento do caldo, além de agregarem cor a esse caldo, com isso, gasta-se com insumos para reduzir a cor.
A cada 1% de impureza que se coloca na indústria perde cerca de 0,9 kg de ATR. O ideal é ter cerca de 6% de impureza total na colheita de cana, com isso, possibilita ter uma melhor qualidade de matéria-prima.
Lembrando que a colhedora tem extratores que proporcionam parte da limpeza dessas impurezas, mas precisam ser regulados e utilizados corretamente.
Alguns fatores que devem ser considerados para reduzir as impurezas minerais e vegetais na colheita são:
- Velocidade da colheita: alguns estudos mostram que quanto maior a velocidade da colhedora maior a quantidade de impurezas;
- Treinamento da equipe: premiações da equipe pela quantidade e pela qualidade da cana colhida;
- Regulagem dos equipamentos e limpeza;
- Espaçamento e variedades adequadas;
- Manejo e operações no ciclo da cana-de-açúcar, entre outros.
Para te ajudar com o planejamento da colheita pensando em aumentar a qualidade da operação, você pode utilizar um software agrícola.

Conclusão
A colheita da cana-de-açúcar é uma operação muito esperada durante o ciclo da cultura, por isso, precisa ser realizada com qualidade, para não perder com impurezas que vão afetar a qualidade da matéria-prima e o desgaste de equipamentos e com o pisoteio do canavial, que reduz a produtividade e a longevidade do canavial.
Por isso, neste texto discutimos esses pontos da qualidade da colheita e como reduzi-los.
Agora que você sabe dos pontos de qualidade, fique atendo para a qualidade na colheita da cana-de-açúcar.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.