CHB
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
Suporte Suporte Acesso CHBAgro
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
CHB
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
Suporte Suporte Acesso CHBAgro
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato Acesso CHBAgro

Principais Tecnologias e Máquinas Agrícolas na Cafeicultura

Principais Tecnologias e Máquinas Agrícolas na Cafeicultura

Publicado em: 18/03/2021

O Brasil se configura entre os maiores produtores de café do mundo. Na última safra (2020), por exemplo, com o avanço da tecnologia e uso de modernas máquinas agrícolas, a produção nacional atingiu mais de 61 milhões de sacas de 60kg, o que representa um aumento de 25% em relação à safra de 2019.

Tecnologia e Máquinas na Cafeicultura

Mas, para manter-se no topo do ranking, cafeicultores precisam ficar antenados em oferecer maior quantidade de grãos (priorizando a produtividade), que devem ser cada vez melhores (priorizando a qualidade).

Por isso, diversas tecnologias e máquinas agrícolas são aplicadas em todas as etapas da cafeicultura, do plantio à xícara do consumidor.

Se o cafeicultor brasileiro pretende fazer parte desta evolução na produção cafeeira, cabe a ele aumentar a produção na sua lavoura de café através da tecnologia e uso de máquinas agrícolas certas e que contribuam com a produção e a gestão da atividade cafeeira.

Esse é também seu objetivo? Então continue conosco e entenda qual é o tipo de tecnologia e quais são as máquinas agrícolas mais adotadas na cafeicultura brasileira atual.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)

  • 1. Cafeicultura brasileira: Importância socioeconômica e sustentável para o agro brasileiro
  • 2. Colheita do café e o uso de máquinas agrícolas nessa importante etapa
  • 3. Demais tecnologias contribuem com a produtividade e sustentabilidade do cafezal
  • 4. Software de gestão: tecnologia essencial para a cafeicultura moderna
  • Conclusão
  • Falar com um analista CHBAGRO

Cafeicultura brasileira: Importância socioeconômica e sustentável para o agro brasileiro

Considerando a área cultivada e a produção crescentes, verifica-se que a cultura do café adquiriu grande importância socioeconômica para o país, principalmente por gerar direta e indiretamente grande quantidade de empregos.

Entretanto, a atual conjuntura do agronegócio começa a priorizar a sustentabilidade do agronegócio e isso naturalmente exige a tomada de decisões, isoladamente pelo produtor ou conjuntamente pela classe produtora.

Por isso, várias medidas precisam ser adotadas pelos cafeicultores que visam uma produção que continue priorizando a questão socioeconômica, mas que leve em consideração também a sustentabilidade da produção.

Para isso, o uso da tecnologia apropriada e o uso de modernas máquinas agrícolas contribuem com a sustentabilidade e, consequentemente, com a competitividade da cafeicultura, haja vista que seus reflexos na redução do custo de produção e as contribuições que podem proporcionar na melhoria da qualidade do produto.

 

Colheita do café e o uso de máquinas agrícolas nessa importante etapa

Tecnologia e Máquinas na Cafeicultura

O uso da tecnologia e de modernas máquinas agrícolas pode ocorrer nas diversas etapas do processo produtivo da cultura, todavia a etapa da colheita, que envolve inúmeras operações, é a de maior custo e, consequentemente, de maior importância no custo de produção, exigindo por isso tecnologias especificas.

Por isso, a colheita mecanizada torna-se fundamental para economizar na mão de obra e no tempo, trazendo maior otimização para este processo fundamental, com uma economia que pode chegar a até 50%.

Com o uso das máquinas agrícolas apropriadas as atividades de colheita se tornam mais velozes, aumentam a eficiência e melhoram a qualidade dos produtos, permitindo uma exploração do terreno muito maior quando comparado à colheita manual e com mais segurança para trabalhadores.

Dentre os muitos avanços relacionados à mecanização da colheita do café, o uso da derriçadeira costal é bastante interessante, pois multiplica por quatro a produtividade do trabalhador de campo.

Essa tecnologia foi projetada para cafezais em relevos montanhosos de difícil acesso a colheitadeiras convencionais.

Outro avanço associado à colheita do café relaciona-se à arruação, responsável pela retirada de variados materiais estranhos que se encontram na projeção e arredores da saia do cafeeiro.

De modo geral, um conjunto trator-arruador pode superar diariamente o homem em aproximadamente 36 vezes, com um custo cerca de 4,0 vezes menor, sem prejuízos na qualidade do serviço executado.

 

Demais tecnologias contribuem com a produtividade e sustentabilidade do cafezal

Como vimos, a tecnologia e o uso de modernas máquinas e implementos agrícolas são cada vez mais importantes no momento relacionado à colheita do café.

No entanto, a tecnologia cafeeira transcende o momento da colheita, visto que hoje em dia, avanços são adotados em todas etapas da cultura cafeeira.

Neste cenário, os melhores cafeicultores investem em diversas tecnologias que vão desde modernos sistemas de irrigação a análise de imagens geradas por sensores remotos. Como resultado, cafeicultores colhem produtividade, qualidade e rentabilidade.

A tecnologia de sensoriamento remoto, por exemplo, é uma realidade cada vez mais acessível aos produtores brasileiros. Por meio de imagens geradas por sensores, como satélites e drones, é possível ter acesso completo às condições das lavouras.

Seus cálculos são usados em diversas aplicações como no monitoramento, detecção de efeitos de secas, infestação de pragas, estimativas de produtividade, modelização hidrológica e mapeamento de cultura do café.

Há também a utilização de VANTs na pulverização aérea de lavouras de café, que por muitas vezes estão em áreas de risco e são de difícil acesso, como encostas, onde não é possível utilizar tratores e aviões.

Além disso, o bom grão de café precisa passar por um processo de aperfeiçoamento, por isso é bastante importante adotar tecnologias para um bom processo de secagem, cuja exigência de um bom secador de café é essencial.

O secador de café desempenha o processo de secagem igualmente como no terreiro, porém, a eficiência e a praticidade serão comparativamente melhores, contribuindo para uma boa produção ao cafeicultor.

 

Software de gestão: tecnologia essencial para a cafeicultura moderna

Apesar dos avanços tecnológicos citados, por muito tempo a coleta de informações ainda era feita manualmente, utilizando um papel cujas anotações eram transferidas para um sistema apenas ao final do dia.

Por isso, muitos cafeicultores já fazem uso de aplicativos e softwares de gestão para que os colaboradores possam anotar tudo diretamente no smartphone, em tempo real, e os gestores possam tomar decisões baseadas em informações confiáveis e que representem com exatidão o que acontece durante o desenvolvimento do cafezal.

CHBAGRO. O Software Completo para Fazendas.

Um bom software permite ainda que o produtor, técnico ou agrônomo possa enviar informações, dados e até fotos do que está vendo no campo direto para o escritório da fazenda com apenas um toque na tela do tablet.

Neste cenário, o CHBAGRO, juntamente com a tecnologia apropriada e as máquinas agrícolas, se comporta como um excelente software de gestão agrícola para cafeicultores.

Ele é específico para fazendas e permite um gerenciamento totalmente integrado de todas as atividades que o cafeicultor terá que percorrer até oferecer um bom produto ao consumidor.

Por exemplo, quando há o lançamento de uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema do CHBAGRO gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona o insumo no estoque.

Assim que o operador agrícola realiza as aplicações do insumo, o sistema faz todos os cálculos para informar quanto a aplicação custou em cada fazenda e talhão, facilitando as tomadas de decisão.

O sistema é baseado em mais de 70.000 programas e faz uso de dados de mais de 600 fazendas localizadas em todo Brasil. Ele conecta as áreas operacional e administrativa, permitindo uma gestão completa da propriedade.

 

Conclusão

Render-se à tecnologia é, portanto, uma forma de produzir mais e melhor.

Em um momento em que os consumidores valorizam cada vez mais a qualidade do café, a tecnologia permite colher um produto diferenciado, ajudando cada produtor a sobreviver neste competitivo mercado.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

frota tecnologia café

Soluções Inteligentes para Empresas que Movem o Brasil

Fale com nossos consultores e transforme seus resultados com tecnologia, automação e inteligência de dados.

Fale com um especialista
CHB Sistemas
© 2025 CHB Sistemas
Avenida Dr. Antônio
Barbosa Filho, 1005
Franca, SP

Serviços

Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH

Suporte

SAC Download do TeamViewer

Comercial

comercial@chb.com.br WhatsApp: (16) 3713-0210

Institucional

História Trabalhe conosco
Disponível no Google Play Baixar na App Store

Inteligência de gestão, além do operacional.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.