O NDRE é um índice de vegetação utilizado para entender as manchas e variabilidades presentes nas lavouras.
Assim como o NDVI, o NDRE é um mapa que reflete o vigor da vegetação e pode ser relacionado com saúde da vegetação no campo.
Com o auxílio dos mapas de NDRE é possível localizar variabilidades na lavoura que podem ser relacionadas a pragas, doenças, déficits hídricos, nematóides e até locais mais produtivos dentro de cada talhão da propriedade.

Diferente do NDVI, o NDRE possui algumas peculiaridades na sua utilização, saiba quando utilizar cada índice na sua lavoura neste artigo.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. O que é NDRE?
- 2. Quando usar mapas de NDRE?
- 3. Equipamentos para criar mapas de NDRE
- 4. Como criar mapas de NDRE
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
O que é NDRE?
NDRE é a abreviação da sigla Normalized Difference RedEdge, ou seja, é um índice de vegetação utilizado para mensurar o teor de biomassa da plantas.
Dependendo da cultura que iremos analisar, os mapas de NDRE são mais indicados quando comparados com o NDVI.
A fórmula do NDRE é a seguinte:
NDRE = (NIR - REDEDGE) / (NIR + REDEDGE)
Com o auxílio de mapas de NDRE é possível identificar:
- Pragas e doenças;
- Nematóides;
- Solo exposto;
- Áreas degradadas;
- Rios e APP;
- Regiões mais produtivas;
- Entre outros.
Vale lembrar que os mapas nos mostram as manchas e variabilidades presentes nas lavouras e a ida à campo, ou uma conversa com os produtores ou gestores, é fundamental para o correto entendimento de relações entre causa e efeito dos mapas de NDRE.
Quando usar mapas de NDRE?
Muita gente ainda não sabe quando utilizar cada índice de biomassa em cada caso dentro das lavouras.
Existem disponíveis no mercado uma infinidade de índices que mensuram a atividade de clorofila presente nas folhas das plantas, porém cada um possuem seus benefícios de utilização.
Os índices NDVI e NDRE são os mais conhecidos, porém temos outros índices como o TGI, VARI, MPRI, EVI, GLI etc, alguns utilizam bandas multiespectrais e outros não.
Os mapas de NDRE são mais indicados para culturas com dossel mais alto.
Os mapas de NDRE podem ser usados para culturas como cana-de-açúcar, milho que está chegando próximo ao ponto de reprodução, doenças no baixeiro da plantas de soja (como doenças fúngicas por exemplo) e culturas com maiores quantidades de biomassa.
Tal fato ocorre porque a radiação da banda do rededge, usada para confecção dos mapas de NDRE, possui maior capacidade de penetração na cultura quando comparado com a banda do vermelho, usada no NDVI.

Fonte: Sentera
Fungos que se encontram no solo e começam a prejudicar as culturas de baixo para cima podem ser identificados mais facilmente com mapas de NDRE, uma vez que os mapas de NDVI capturam as respostas espectrais nas partes mais superiores das plantas.
Os mapas de NDRE utilizam as bandas do NIR e do REDEDGE em sua equação, sendo responsável pela captura na faixa da borda do vermelho, região que possui alta resposta na absorção de clorofila e também onde a radiação eletromagnética penetra mais no dossel das lavouras.
Com a utilização de mapas de NDRE, a identificação da transição entre plantas sadias e estressadas pode ser visualizada rapidamente quando comparado ao NDVI.
O NDRE não satura tão facilmente quanto o NDVI, podendo ser utilizados em plantas com maior porte e maior quantidade de biomassa.
NDRE em plantas de porte mais baixo, como milho em fases iniciais, ou um feijão, ou até em pastagens de menor porte, terá efeito muito parecido que o NDVI.
Portanto, se a cultura tiver alto porte, ou estiver sendo atacada nas partes do baixeiro da cultura, o NDRE é a melhor escolha para identificação da severidade do ataque e auxílio na tomada de decisões sem comprometer o índice de vegetação da cultura.
A identificação antecipada de possíveis pragas e doenças nas lavouras permite utilização de estratégias de controle como MIP, aplicações seletivas de produtos e utilização de menores doses de fungicidas. E, para estes casos, a escolha pelo NDRE é a melhor opção para gestores ou consultores agrícolas.
Equipamentos para criar mapas de NDRE
Os mapas de NDRE, assim como os de NDVI, podem ser confeccionados com a utilização de sensores acoplados em drones, satélites ou equipamentos portáteis.
Os drones possuem capacidade de utilização de câmeras com filtros para criação tanto de NDVI quanto do NDRE, porém, para cada índice é necessário uma lente e um filtro específico.

Fonte: Sentera
Para o NDVI usamos filtro do NIR e para o NDRE usamos o filtro do REDEDGE.
Os satélites também possuem bandas com filtros na região do REDEDGE para confecção e criação dos mapas de NDRE.
Ainda existem sensores portáteis que são ativos e conseguem trabalhar 24h coletando dados para criação de mapas de NDRE nas lavouras.
Quer saber mais sobre diferença de sensores ativos e passivos, veja esse artigo clicando aqui.
Algumas empresas já fornecem mapas de NDRE em suas plataformas como é o caso do CHBAGRO.

Com o auxílio de softwares e plataformas como o CHBAGRO, o produtor necessita apenas selecionar os seus talhões de interesse e o programa realiza os cálculos e cria o mapa de NDRE de forma automática, exigindo muito pouca experiência em processamento de mapas por parte do usuário.
Com a utilização destes mapas é possível tomar melhores decisões e ser mais eficiente no manejo em campo das culturas.
Como criar mapas de NDRE
A criação dos mapas de NDRE envolvem alguns fatores técnicos como coleta dos dados e pós processamento das informações.
Os passos são:
- Coleta dos dados
- Análises e criação dos mapas
- Atuação em campo
Primeiro selecionamos a nossa área de interesse e depois podemos optar por utilizar informações provenientes de drones, satélites ou sensores portáteis.

Fonte: EOS
A coleta dos dados é georreferenciada, ou seja, temos coordenadas geográficas atrelados aos nossos dados, que podem ser processados em softwares ou plataformas presentes no mercado.
Após criados os mapas, como as informações possuem coordenadas geográficas, é possível ir à campo atuar exatamente nas manchas encontradas e nas áreas da lavoura que necessitam da nossa ajuda.
Conclusão
O índice NDRE pode ser utilizado tanto em plantas de porte mais alto e adensados, quanto em plantas de porte mais baixo, uma vez que a radiação eletromagnética possui maior capacidade de penetração na biomassa das culturas.
Em culturas com presença de pragas e doenças que afetam o baixeiro das plantas, esse índice é o mais recomendado.
O uso do NDRE possibilita uma análise na zona de transição da banda do vermelho, sendo muito eficiente para identificação antecipada de plantas estressadas, aumentando a eficiência de controle em campo evitando perdas em produtividade.
Os índices de vegetação já são realidade em muitas fazendas agrícolas pelo mundo e são excelentes ferramentas para monitoramento das lavouras e redução de custos.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.