CHB
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
Suporte Suporte Acesso CHBAgro
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
CHB
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato
Suporte Suporte Acesso CHBAgro
Início Pilares
Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH
História Contato Acesso CHBAgro

Ministro Vê Tecnologias que Aumentam a Produtividade da Cana

Ministro Vê Tecnologias que Aumentam a Produtividade da Cana

Publicado em: 19/11/2021

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, esteve no mês de outubro em Piracicaba para visitar o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) -  empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar, para conhecer as tecnologias que aumentam a produtividade, sustentabilidade e economia de baixo carbono de toda a cadeia sucroenergética da cana-de-açúcar.

De acordo com o CTC, anualmente são produzidas 1,8 bilhão de toneladas de açúcar em 27 milhões de hectares de cana-de-açúcar em todo o mundo.

O Brasil lidera a produção e responde por cerca de 40% da cana produzida desse total, cultivada em aproximadamente 10 milhões de hectares, pouco mais de 1% do território nacional.

Gustavo Leite, CEO do Centro de Tecnologia, destacou que a cana-de-açúcar é a cultura comercial com a maior produção de biomassa e capacidade de captura de carbono em termos globais.

“O avanço da tecnologia da cana, a partir das pesquisas do centro, ajudou a transformar as usinas em indústrias da sustentabilidade.”

Para Luís Roberto Pogetti, presidente do conselho administrativo do CTC, o Brasil vem mantendo a expansão e o crescimento do setor sucroenergético de maneira eficiente e bastante sustentável.

Ele destacou que a biotecnologia terá um papel cada vez mais estratégico na ampliação da produtividade no campo.

CTC - Centro de Tecnologia Canavieira

A visitação ao CTC também contou com a presença do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy e do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho, além de líderes do setor sucroenergético.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)

  • 1. Centro de Tecnologia Canavieira
  • 2. Tecnologias do Futuro
  • 3. CHBAGRO Alavanca a Alta Produtividade no Campo
  • Falar com um analista CHBAGRO

Centro de Tecnologia Canavieira

Bento Albuquerque e comitiva conheceram os laboratórios do CTC e suas três principais plataformas tecnológicas:

  • Melhoramento genético: para o desenvolvimento de variedades mais produtivas;
  • Biotecnologia: para proteger as variedades de ataques de pragas;
  • Sementes sintéticas: para otimizar o modo como se planta cana-de-açúcar.

O CTC tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com aproximadamente 5 mil variedades.

Nos laboratórios em Piracicaba e Saint-Louis, em Missouri, nos Estados Unidos, as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em breeding, biotecnologia e novos sistemas de plantio e manejo.

O trabalho desse centro de tecnologia, criado em 1969, contribuiu para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, na produção sustentável de açúcar, etanol (biocombustível limpo e renovável) e bioeletricidade.

MME Visita o CTC
Fonte: Bruno Spada/MME

 

Tecnologias do Futuro

O boia-fria de facão em punho e mãos calejadas, que passava o dia inteiros nos canaviais, foi substituído por máquinas agrícolas com sensores e softwares de última geração, tecnologias cada vez mais inteligentes e precisas que aumentam a produtividade dos canaviais e firmam a cana-de-açúcar como uma das maiores culturas brasileira.

A Internet das Coisas (IOT) permite que máquinas e dispositivos conversem entre si, trocando dados pela rede e recebendo informações de drones, por exemplo.

Claro que nada disso funciona sem conectividade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% das propriedades rurais brasileiras ainda não dispõem de internet.

A expectativa é que o avanço da conectividade, principalmente com a chegada do 5G, provoque um salto da produtividade da cana-de-açúcar no país.

Um exemplo de tecnologia aplicada em canaviais é o plantio com piloto automático, que pode reduzir em até 7% eventuais erros por hectare.

Uma redução considerável se levarmos em conta que uma usina média gasta com o plantio algo em torno do valor da construção de um shopping center.

A tecnologia também está dentro das plantas cultivadas em todo o país. Em 2017, as lavouras de cana ganharam as primeiras variedades transgênicas desenvolvidas pelo CTC.

"Nosso trabalho não é apenas fazer variedades superprodutivas, mas protegê-las contra o mato, os insetos e as doenças", afirma Leite.

Uma das canas transgênicas criadas pelo centro de tecnologia combate a broca-da-cana, praga que chega a causar prejuízos anuais de até R$ 5 bilhões aos produtores rurais.

A próxima etapa no desenvolvimento de novas tecnologias é a criação de uma variedade contra o bicudo-da-cana, inseto que gera perdas de R$ 4 bilhões por ano.

Os pesquisadores do CTC também apostam na edição genômica, que faz mudanças específicas e exatas na planta, apagando, editando ou movendo um gene do seu DNA. A ferramenta está sendo afiada pelo CTC em Saint Louis (EUA), em parceria com outras instituições científicas.

 

CHBAGRO Alavanca a Alta Produtividade no Campo

O CHBAGRO, software de gestão agrícola específico para fazendas, conhecido e reconhecido sistema de gerenciamento totalmente integrado utilizado por mais de 600 fazendas e 42 Usinas em todo o Brasil, tem sido um propulsor da produtividade no campo.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Baseado em 14 sistemas com 70.000 programas, o software conecta as áreas operacional e administrativa da fazenda, independente do seu tamanho, resultando em uma gestão completa e eficiente.

Quando o gestor lança uma nota fiscal de compra, automática e simultaneamente o sistema gera a despesa no módulo financeiro, submetendo-a ao orçamento de safra, além de adicionar o insumo ao estoque, gerando um lançamento contábil e fiscal.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos na lavoura, o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

*Com informações do Governo Federal e do Centro de Tecnologia Canavieira.

 

cana-de-açúcar tecnologia notícias
Sandra Mastrogiacomo
Sandra Mastrogiacomo
Sou jornalista, especializada em marketing digital e trabalho há¡ 11 anos na editoria de Agronegócio.
Linkedin

Soluções Inteligentes para Empresas que Movem o Brasil

Fale com nossos consultores e transforme seus resultados com tecnologia, automação e inteligência de dados.

Fale com um especialista
CHB Sistemas
© 2025 CHB Sistemas
Avenida Dr. Antônio
Barbosa Filho, 1005
Franca, SP

Serviços

Etanol de Milho Sucroenergético e Biodiesel Silos e Armazéns Produtor Rural Coureiro Calçadista RH

Suporte

SAC Download do TeamViewer

Comercial

comercial@chb.com.br WhatsApp: (16) 3713-0210

Institucional

História Trabalhe conosco
Disponível no Google Play Baixar na App Store

Inteligência de gestão, além do operacional.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.