Lê notícias agrícolas? Então, cuidado com as fake news!

Lê notícias agrícolas? Então, cuidado com as fake news!

Publicado em: 13/01/2021

Se você é produtor rural ou gestor agrícola, precisa estar sempre atualizado. Saber das notícias agrícolas e ficar bem-informado sobre a legislação que rege o agronegócio, além de descobrir formas mais rápidas e seguras pra fazer seu trabalho, é praticamente uma obrigação.

Sendo assim, o acesso fácil às notícias de qualidade e às novidades do setor é indispensável.

Porém, todo cuidado é pouco quando falamos deste tipo de leitura, afinal, você não procura apenas informações, você busca conhecimento mais aprofundado em certos assuntos, não é mesmo?

Portanto, não pode correr o risco de ler fake news e comprometer seu negócio porque as informações falsas te fizeram tomar uma ou mais decisões erradas.

Notícias Agrícolas

Na hora de procurar um conteúdo do seu interesse, fique atento ao veículo de comunicação que costuma publicar notícias agrícolas e artigos com temas voltados ao agronegócio em geral. Valorize sites, jornais, revistas e órgãos sérios, comprometidos com a verdade.

 

Direito à liberdade de expressão e livre escolha

Hoje em dia todo mudo acha que pode escrever o que quer sobre todos os assuntos. E não está errado pensar assim. Estamos numa democracia e o direito à liberdade de expressão está na Constituição Brasileira, mas também somos livres pra escolher onde queremos nos informar.

Neste sentido, boa parte dos blogs e newsletters contém conteúdos relevantes e redigidos por profissionais qualificados que realmente auxiliam servidores do agronegócio.

Mas, por outro lado, infelizmente, há muitos materiais produzidos por pessoas que agem de má fé e também, algumas vezes, por gente que não tem as devidas competências para tal.

Então, o jeito é ficar de olho. Por exemplo, o CHBAGRO é um software de gestão agrícola específico para fazendas que oferece um canal de comunicação sério, ideal para você se informar, o blog CHBAGRO.

Ele oferece diversas notícias agrícolas, textos mais aprofundados sobre gestão do agronegócio e artigos repletos de curiosidades e dicas preciosas pra alavancar a produtividade da sua fazenda.

Todos os textos do blog CHBAGRO são escritos por mais de 10 redatores especializados no setor, entre graduados, mestres e doutores com foco de trabalho no agronegócio.

São profissionais com formações que vão desde engenharia e agronomia, passando por zootecnia e fitotecnia até agropecuária e jornalismo. Somente este time de trabalho já credencia o meio como um dos melhores pra você acompanhar.

Blog CHBAGRO

O que são fake news? E por que são tão perigosas?

Fake news é um termo em inglês que significa notícias falsas. Elas são divulgadas por meio de vários veículos, sendo que as redes sociais são os espaços mais vulneráveis.

Fatos não verdadeiros, boatos, informações que não procedem, contextos irreais e manchetes (títulos) chamativas se espalham como "chuchu na serra" - para usar uma expressão agrícola.

Tudo é feito de forma que mexa com o emocional e aguce a sensibilidade de quem está lendo, ouvindo ou vendo determinadas informações.

A maneira como os fatos são colocados, a diagramação (desenho e distribuição dos dados num certo ambiente) e até mesmo as fotos e demais imagens são muito similares à comunicação oficial e realizada dentro dos princípios da Constituição Federal de 1988 e dos Códigos Penal e Civil brasileiros.

Vele aqui salientar que a maioria dos conteúdos mentirosos tem como objetivo legitimar pontos de vista duvidosos e/ou prejudicar indivíduos de forma isolada ou grupos.

Ao viralizar de modo muito veloz, as fake news são consumidas e compartilhadas sem que a pessoa confirme tratar-se de algo verdadeiro ou falso. E aí é que mora o perigo.

 

O dilema das redes e o que isso tem a ver com notícias agrícolas

Estes conteúdos equivocados circulam entre pessoas de todos os poderes aquisitivos, idades, perfis profissionais, religiões, crenças e localizadas nos mais diversos cantos do Brasil e do mundo.

Alcançando milhares de desavisados, as notícias agrícolas e referentes a temáticas de outros segmentos da economia causam prejuízos incalculáveis por onde passam.

O conceito fake news vem sendo usado mais popularmente nos últimos dez anos, mas notícias agrícolas falsas e com grande poder de persuasão sempre existiram.

Há séculos, quando a profissão do jornalista não existia, pessoas já propagavam informações falsas no boca a boca. Dados destorcidos, fofocas, boatos e inverdades sobre agricultura e pecuária fazem parte do dia a dia de quem trabalha com isso desde sempre.

Por isso que é tão importante buscar informações vindas de jornalistas conceituados, publicitários preparados e profissionais de marketing confiáveis. Na área de tecnologia, bem como no segmento do agronegócio, há muita gente especializada que assina produções que você pode acessar com segurança.

Tome cuidado até mesmo com e-mails e anúncios que chegam de fontes desconhecidas aos seus dispositivos, como celular, mesmo que pareçam notícias verdadeiras de jornal.

Fazendeiro Lendo Notícias Agrícolas

Você sabia que produtores de fake news compram endereços de e-mail de forma ilegal? É fato. Sem contar o comércio de números de telefones.

O documentário O Dilema das Redes explica em detalhes como as redes sociais são usadas, o funcionamento dos perfis falsos e o poder da desinformação, dos discursos de ódio e das teorias da conspiração.

O principal perigo de tudo isso é, como falamos no início, você se basear em notícias agrícolas e publicações falsas e tomar decisões equivocadas com grande potencial de erro.

 

Ficar longe das fake news significa proteger seu empreendimento e a si mesmo

Compartilhar fake news também é uma iniciativa perigosa na medida em que a divulgação de informações falsas, vídeos manipulados e conteúdos mentirosos oferecem riscos à saúde, além de incentivar a intolerância, racismo e violência.

Cenas fictícias têm potencial até para causar a morte de inocentes.

Mesmo sem uma legislação específica que traga punições para quem comprovadamente produz e compartilha notícias falsas ou sem embasamento no Brasil, não checar a veracidade dos conteúdos e repassá-los adiante pode trazer bastante dor de cabeça.

Há instrumentos legais que garantem justiça civil e criminal em casos assim. Não vale a pena se arriscar.

Por isso, confie sempre em canais de comunicação que sejam realmente confiáveis e continue acompanhado o blog CHBAGRO para se atualizar com notícias agrícolas verdadeiras e um conteúdo construído por quem entende do agronegócio.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

notícias gestão