Nas últimas décadas, a gestão rural da cafeicultura representa uma necessidade recorrente para melhor condução de fazendas cafeeiras, visando maior produtividade e lucratividade.
As razões que fazem com que a gestão rural da cafeicultura seja cada vez mais exigida são várias e passam pela elevada competição interna e externa, variações nos preços e alto custo de implantação - com retornos que acontecem três a quatro anos após o plantio.
Para entender e gerenciar esses desafios, uma melhor gestão rural da propriedade cafeeira é fundamental, mas fazer tudo isso em planilhas de papel é praticamente impossível diante de tantos dados e informações.
Por isso, a utilização de um bom software para fazendas com foco na cafeicultura é também essencial.
Saiba como um bom software de gestão rural pode contribuir com o gerenciamento produtivo do café a ponto de permitir maior produtividade e lucratividade à atividade.
Café de qualidade é fruto de muito planejamento e organização
O Brasil é o maior produtor e exportador de café em todo o mundo, respondendo por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos.
Para manter esse sucesso, nossa cafeicultura deve ser cada vez mais produtiva, lucrativa e sustentável.
Para conquistar isso, o setor tem como desafio alcançar a máxima produtividade e lucratividade na produção de café, sem se esquecer da qualidade e da produção sustentável. Por isso, muito planejamento, organização e gestão rural são essenciais para a fazenda.
Para sobreviver nesse ambiente, o cafeicultor necessita dar à sua lavoura um caráter empresarial, exigindo que ele produza com eficiência técnica e econômica e, com qualidade, atentando para o fato de que o seu limite não é mais a porteira da fazenda, mas um conjunto muito mais amplo de atividades e setores de toda a cadeia produtiva.
Diante desse cenário, há a necessidade de que o cafeicultor seja mais competitivo, que trabalhe não só com o plantio e a colheita, que precisa ser muito bem planejada, mas também com inteligência, planejamento e gestão rural.
Precisa também incorporar ações e atitudes em que a produtividade, o custo e a eficiência representam regras básicas de sobrevivência da cafeicultura.
Gestão rural: organização e planejamento dos processos dentro da cafeicultura
Na cafeicultura, a gestão rural trata da organização e planejamento estratégico dos mais diversos processos realizados em cada etapa da atividade cafeeira, visando a otimização dos recursos em busca de resultados mais eficientes.
Com uma boa gestão teremos total conhecimento de:
- Processos de produção;
- Custos da atividade;
- Qualidade com que processos e manejos são realizados;
- Anotar e organizar as informações para ter uma base de dados que auxiliará o cafeicultor na tomada de decisão de forma mais consciente e assertiva.
Neste cenário, a tomada de decisão exige conhecimento profundo da situação atual e de seus desdobramentos futuros, além de uma maior capacidade de análise de todos os cenários possíveis, ou seja, é preciso investir em gestão rural da cafeicultura.
De fato, uma boa gestão rural traz diversos benefícios na ordem financeira da cafeicultura.
Mas, como sabemos, a grande maioria da produção cafeeira é comercializada como commodities, ou seja, é o mercado quem dita seu preço e, na maioria das vezes, o cafeicultor não tem controle sobre o valor que vai vender sua saca de café.
Mas, por que gerenciar a atividade se o cafeicultor não tem controle sobre o preço das sacas de café?
A resposta é simples: O cafeicultor não controla o preço de venda, mas pode controlar e gerenciar o custo de produção!
Veja um exemplo:
Se o cafeicultor produzir poucas sacas por área e/ou possuir um custo elevado de produção sem a devida gestão rural, ele acaba perdendo em competitividade, o que torna a atividade insustentável ao longo do tempo, comprometendo sua renda e qualidade de vida.
Neste exemplo, se os números mostrem que as contas não vão bem, é preciso tomar decisões para reduzir custos de produção e buscar alternativas, como melhorar a qualidade, comercializar em outros tipos de mercados ou industrializar o café na própria propriedade.
Em um segundo aspecto temos os cafés especiais. Também é de suma importância o correto gerenciamento da produção, o que gerará informações essenciais sobre o preço ideal de comercialização do café, tomando como base a qualidade do grão e o sistema de produção adotado.
Software para fazendas de café: gestão rural facilitada e mais rápida
Por muito tempo, os cafeicultores faziam a coleta e tabulação de informações da atividade cafeeira de forma manual. Eles tinham um grande trabalho e estavam muito sujeitos à erros, usavam planilhas de papel com anotações à caneta.
Os mais “modernos para a época” transferiam tais informações de tempos em tempos para planilhas em Excel, também sem grande eficácia ou rapidez. No atual momento isso é praticamente impossível.
Em contrapartida, é cada vez mais comum o uso de softwares para fazendas que otimizam com maior assertividade e eficiência a gestão rural nas lavouras de café, do plantio à pós-colheita.
Com poucos minutos por dia é possível fazer toda gestão da propriedade, permitindo a rastreabilidade total da cadeia produtiva, com relatórios personalizados, controle de estoque, controle de frota, histórico de cada talhão e controle financeiro completo.
O controle financeiro permite inclusive calcular o custo da saca por talhão, ajudando o cafeicultor a entender seus custos e equilibrá-los, se necessário.
Dessa forma com um software de qualidade, o cafeicultor conseguirá reduzir seus custos, obter maiores lucros e saber a hora certa de vender seu café.
CHBAGRO: Software para fazendas ideal para melhorar a gestão rural
Como vimos, a gestão rural de fazendas de café é essencial para o atual momento. Mas qual software rural adotar para conseguir isso?
Terão opções no mercado, mas vale muito conhecer o CHBAGRO.
Baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda, permitindo que você tenha uma gestão rural muito mais eficiente.
O software para fazendas CHBAGRO permitirá que você acompanhe:
- Apuração do custo por fazenda e talhão em uma fazenda de café;
- Gerenciamento de adubação completo;
- Apuração do desempenho por variedade, como café conilon ou café arábica;
- Apuração dos custos das operações agrícolas adotadas na fazenda;
- Acompanhamento do consumo de produtos por fazenda, talhão, cultura, dentre outros resultados.
Além disso, com o CHBAGRO todo controle agrícola é integrado ao controle financeiro, frota e estoque com módulo de Nota Fiscal Eletrônica.
Conclusões
A gestão rural da cafeicultura é uma das principais necessidades para melhor condução de fazendas cafeeiras, pois são fundamentais para que o cafeicultor conquiste maior produtividade e lucratividade da atividade.
Além disso, se o produtor quiser controlar seus custos de produção e priorizar a qualidade do café, ele deve ser organizado e planejar todas as etapas da produção cafeeira, do plantio até a pós-colheita, além da questão de gestão financeira.
Porém, gerenciar muitos dados sem o apoio de um sistema de gestão rural é praticamente impossível.
Por isso ter um software para fazendas é extremamente importante em um cenário altamente competitivo e com margens de lucro reduzidas. Neste sentido, vale muito conhecer o CHBAGRO.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.