Quem atua na lavoura ou nas usinas de cana-de-açúcar deve ter entre suas preocupações e cuidados os índices relativos ao impacto do Açúcar Total Recuperável do mercado, ao ATR real específico e à qualidade do produto.
Trata-se de um aspecto da gestão agrícola fundamental para alcançar resultados positivos.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Mas, afinal, o que é o ATR?
- 2. Vamos entender cada uma das terminologias
- 3. Por que é importante ter um software agrícola pra auxiliar na produtividade da lavoura e elevar a qualidade da cana?
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Mas, afinal, o que é o ATR?
A sigla ATR significa Açúcar Total Recuperável. Na cana representa sua qualidade e capacidade em ser convertida em açúcar ou álcool por meio dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva.

Só para dar um exemplo: pra efetuar o pagamento aos fornecedores, a usina amostra a cana antes da recepção na indústria para avaliar a qualidade. A partir desse dado, é determinado o pagamento.
Por isso é que os produtores de cana-de-açúcar, antes de colher, fazem coletas de amostras pra verificar a melhor hora da colheita. Deste modo, eles conseguem obter a melhor renda possível por tonelada fornecida.
O cálculo do ATR é atrelado ao preço dos produtos finais da produção de cana, ou seja, aos preços do açúcar e do álcool. Quando estes valores oscilam, o preço do açúcar e do álcool também varia.
Como ocorre em todos os mercados, independentemente do segmento, em tempos de excesso de oferta, o preço cai. E quando há pouca, o preço sobe.
Vamos entender cada uma das terminologias
ATR de partida, relativo, de fechamento, do mercado, real... São tantos os termos que vale a pena relembrar alguns conceitos e definições que contribuem pra gestão.
Sempre quando o término da safra vem chegando, os produtores rurais de cana-de-açúcar devem aguardar o fechamento do ATR relativo. Ele é levantado de fato quando suas respectivas produções de cana-de-açúcar são entregues.
Para obter o ATR relativo, é preciso fazer o seguinte cálculo:
ATR relativo = ATR de partida da safra + ATR do produtor – ATR da quinzena da usina na data da entrega da cana
O ATR de partida da safra é a média das últimas 5 safras da usina onde o produtor fornece a cana.
Já o ATR do produtor é o ATR real da cana entregue, mensurado pelo laboratório de sacarose da usina.
Enquanto que o ATR da quinzena da usina é a média do ATR apurado de toda a cana industrializada pela usina na quinzena em que o produtor forneceu a cana.

Quando termina a safra, o ATR de toda cana industrializada por aquela usina específica é calculado. Este índice é denominado ATR de fechamento da safra e substitui o ATR de partida da usina, na fórmula.
Por meio desta substituição, o ATR relativo é recalculado. Somente deste modo, cada produtor obtém sua quantidade de ATR final e definitiva sobre a safra do período.
É importante que você saiba que o Açúcar Total Recuperável depende de diversas condições, como o clima, por exemplo.
Supondo que falte chuva durante uma determinada safra. Isso causa concentração de açúcar na cana, o que acaba tendo reflexos nas usinas das regiões mais secas, podendo causar ATR de fechamento maior que o ATR de partida.
Caso isso se confirme no recálculo do ATR relativo, o produtor obtém um “bônus” no ATR recebido quando da colheita.
Importante salientar também que quando se chega aos valores finais das contas citadas acima, será preciso deduzir o CCT* e demais taxas.
*Nas usinas do ramo sucroalcooleiro, CCT é o custo com Corte, Carregamento e Transporte da cana-de-acúcar e representa aproximadamente 25% do custo da tonelada de cana ou 10% de cada saca de açúcar.
Por que é importante ter um software agrícola pra auxiliar na produtividade da lavoura e elevar a qualidade da cana?
Otimizar a produtividade, alavancando a qualidade é fundamental para a agricultura da cana-de açúcar.
O gestor agrícola não pode abrir mão de aumentar significativamente o rendimento operacional da lavoura a cada safra. Aproveitando dos benefícios da precisão e da agricultura 4.0, do uso consciente de insumos e facilitando o planejamento da atividade.
Quando se possibilita a máxima segurança e conforto dos operadores e se reduz custos, a alta produtividade e a qualidade maior ficam asseguradas. Esta elevação da produtividade é o que gera a sustentabilidade da produção agrícola.
Considerando que no Brasil, com sua grande extensão territorial, há dois períodos de safra da cana-de-açúcar (de abril a novembro no Centro-Sul,e de setembro a março no Norte-Nordeste), o País é o maior produtor mundial da planta.
Para se manter neste patamar, o produtor rural corre atrás da melhoria contínua e das melhores práticas do setor pra garantir maior produtividade.
Este tem sido o grande desafio, portanto, utilize a tecnologia a seu favor. Um software agrícola é capaz não somente de aumentar a produtividade dos canaviais, mas também de reduzir custos.
Ter ferramentas que permitem a reunião e a análise de dados sobre as plantações, o solo, o clima e outros fatores físicos relativos à produção é uma decisão definitiva.
O CHBAGRO é o software de gestão agrícola específico pra fazendas com um gerenciamento totalmente integrado que você precisa.
Você pode contar com um gerenciamento diferenciado que vai refletir na produtividade, na qualidade do seu produto e balizar seus investimentos, custos operacionais e impacto ambiental da atividade agrícola em geral.
A utilização do CHBAGRO otimiza o mapeio do talhão, extrai informações mais precisas sobre a lavoura, uso de máquinas agrícolas, especificidades do seu plantio e a respeito do preparo do solo até a colheita e o transporte.

Para monitorar os resultados e comprovar o aumento de produção da cana, você pode obter relatório de onde estiver e em qualquer horário.
Com os indicadores em mãos, você pode cruzar as quantidades produzidas com as horas de trabalho, quantidade de populações de ervas daninhas, infestação de pragas, quantidade de insumos aplicados, etc.
Baseado em 14 sistemas com 70.000 programas, o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em uma gestão completa e eficiente. Com esta estratégia, certamente você vai colher resultados realmente efetivos.
Conclusão
A tecnologia sempre será uma aliada quando o assunto é o aumento de produtividade em colheitas.
Inclusive quando o objetivo é aumentar a qualidade da cana.
Com uma boa gestão do Açúcar Total Recuperável e dos investimentos em ferramentas certas, como o CHBAGRO, sua produção será um sucesso.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.