CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano
CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano

Cana-de-Açúcar: Como Está o Mercado e o que Esperar em 2022

Cana-de-Açúcar: Como Está o Mercado e o que Esperar em 2022

Publicado em: 29/10/2021

Nos últimos tempos, o Brasil tem enfrentado uma das piores condições climáticas, o que tem causado perdas significativas da produção de cana-de-açúcar e agravado a oferta global do produto, é o que aponta a joint venture BP-Bunge.

A empresa calcula que as perdas causadas pelas fortes geadas na região Centro-Sul do país, que responde por 90% da produção brasileira de açúcar, podem ser maiores do que o previsto e deve prejudicar as vendas em escala global.

Usina de Açúcar e Álcool

Assim como outras commodities, as lavouras de cana-de-açúcar também foram afetadas pelas condições climáticas, considerada como a pior seca em quase 100 anos e a geada mais forte em mais de duas décadas.

Diante disso, em julho, a crise de oferta impulsionou os futuros de açúcar bruto para a maior cotação desde 2017.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)

  • 1. Rali da Cana-de-Açúcar Deve Continuar
  • 2. Queda no Processamento
  • 3. Produção e Produtividade
  • 4. Etanol e Açúcar
  • 5. Perspectivas para o Ciclo 2021/2022
  • 6. Conte com um Software Agrícola para o Controle Financeiro da sua Fazenda
  • Falar com um analista CHBAGRO

Rali da Cana-de-Açúcar Deve Continuar

De acordo com a Morgan Stanley, os preços do açúcar devem continuar acelerando o rali dessa comodity, se mantendo em patamares altos até 2022.

Isso porque há déficit na oferta do açúcar já que as exportações brasileiras representam 40% do fornecimento global e estão sendo prejudicadas pelas condições climáticas atípicas que o Brasil vem enfrentando, além da previsão de queda na produção de 16% nas próximas duas safras.

Para os analistas da consultoria, a migração dos fazendeiros para outras commodities, como a soja e o milho, além do aumento da produção do etanol a partir da cana-de-açúcar na Índia, podem trazer um déficit de 2 milhões de toneladas de açúcar em 2022.

Ainda de acordo com a Morgan Stanley, com a inflação alta e o PIB real sofrendo sucessivas revisões negativas, existe o risco de racionamento e de volatilidade, principalmente por causa das eleições no próximo ano.

Para a consultoria, as empresas produtoras de açúcar devem ter uma performance superior ao mercado local, assim como em outras commodities.

Cana-de-Açúcar

Queda no Processamento

Na segunda metade de setembro, a quantidade de cana-de-açúcar processada no Centro-Sul do país foi de 35,79 milhões de toneladas, uma queda de 11,38% em relação ao valor apurado no mesmo período da safra anterior.

Os estados da região Centro-Sul registraram, na primeira quinzena de setembro, moagem de 15,17 milhões de toneladas (queda de 9,15%). Já o Estado de São Paulo registrou uma quantidade processada de 20,62 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 12,95%.

Entre o início do ciclo 2021/2022 e o dia 1º de outubro, a moagem da commodity acumula uma queda de 6,86%.

Ainda nesse mesmo período, a quantidade de açúcar processada pelas usinas alcançou o patamar de 467,44 milhões de toneladas, diante dos 501,88 milhões de toneladas no mesmo período da safra anterior.

 

Produção e Produtividade

De acordo com União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o número de usinas operando até o dia 1º de outubro foi de 225, empresas das quais 36 já terminaram a produção da safra 2021/2022 no final de setembro e apresentaram uma queda na moagem de 24,2% em relação ao ciclo passado.

Ainda segundo a UNICA, a menor oferta de cana-de-açúcar levou a antecipação do fim da moagem em muitas usinas. São Paulo é o estado com maior número de unidades produtoras que já encerraram a moagem, principalmente por causa do clima adverso, das geadas e dos focos de incêndio.

Já em relação a produtividade, os dados preliminares apresentados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para a primeira quinzena de setembro e levando em consideração 104 usinas, a produtividade registrada foi de 58,2 toneladas por hectare colhido no mês.

Comparados às 74 toneladas colhidas no mesmo período na safra anterior, é possível observar uma queda de 21,3%.

Ainda na segunda quinzena de setembro, o CTC mensurou a qualidade da matéria-prima a partir da concentração de totais de açúcares recuperáveis por tonelada, em 155,58 kg de ATR por tonelada, com recuo de 3,47% se comparado aos 161,18 registrados na safra 2020/2021.

Do início da safra até o primeiro dia de outubro, o indicador de concentração de açúcares no acumulado registra 142,71 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, uma queda de 0,1% em relação ao valor registrado no ciclo passado.

 

Etanol e Açúcar

Segundo os dados apurados pela UNICA, embora a moagem do açúcar tenha reduzido na primeira quinzena de setembro, a produção do etanol anidro teve um aumento de 8,24% nesse mesmo período.

A fabricação do biocombustível alcançou 847,02 milhões de litros na segunda metade de setembro – em 2020, a produção foi de 782,6 milhões de litros em igual período. Já a produção de hidratado alcançou 1,14 bilhão de litros, o que representa uma queda de 18,29%.

Ainda de acordo com a entidade, houve uma retração de 19,09% na produção de açúcar nos últimos quinze dias de setembro, atingindo o patamar de 2,32 milhões de toneladas em comparação a 2,87 milhões de toneladas produzidas em setembro de 2020.

Desde o início da atual safra até o dia 1º de outubro, a produção de cana-de-açúcar chegou a 29,19 milhões de toneladas, menor do que a alcançada na safra de 2020/2021, 32,06 milhões de toneladas.

Já a fabricação acumulada de etanol registrou um total de 22,79 bilhões de litros: 8,9 bilhões de litros de etanol anidro (alta de 24,43%) e 13,89 bilhões de litros de etanol hidratado (queda de 15,37%).

Vale ressaltar que, do total do biocombustível fabricado, 1,63 bilhão de litros foram produzidos a partir do milho.

 

Perspectivas para o Ciclo 2021/2022

De acordo com a UNICA, o cenário atual indica que pode haver uma perda de 60 milhões de toneladas de cana, em relação a safra passada.

Para a entidade, a produtividade foi muito prejudicada pelas condições climáticas entre abril de 2020 a março de 2021 e também pela migração da produção de cana para a de grãos, como soja e milho, principalmente pelo atrativo dos preços dessas commodities.

Consórcio com Cana e Soja

A safra ainda deve continuar com um viés açucareiro, mas com uma predominância maior do etanol por conta da quebra agrícola em São Paulo, Triângulo Mineiro e Paraná.

Para os executivos da UNICA, a safra 2021/2022 terá uma menor produção de ATR, açúcar e etanol, com ordem de crescimento de 5% em relação ao mesmo mercado do ano anterior.

“É uma safra onde o mercado vai estar abastecido, mas que a oferta principalmente do etanol será bem mais curta do que a oferta do etanol da safra anterior”.

 

Conte com um Software Agrícola para o Controle Financeiro da sua Fazenda

Diante de um mercado tão volátil quanto o de cana-de-açúcar, é fundamental que os produtores tenham uma visão global sobre a produtividade e opções de venda dessa commodity para garantir o sucesso da safra.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Para isso é de vital importância contar com um software de gestão agrícola, como o CHBAGRO, específico para fazendas e com um gerenciamento totalmente integrado.

O CHBAGRO permite o lançamento de notas fiscais de compra e automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e insere o insumo comprado no controle de estoque.

Cada vez que uma aplicação for realizada, o CHBAGRO faz todos os cálculos necessários para informar quanto a aplicação custou em cada fazenda e talhão.

O CHBAGRO é um sistema baseado em mais de 70 mil programas e com informações de mais de 600 propriedades rurais em todo o território brasileiro.

 

O software conecta as áreas operacional e administrativa, garantindo uma gestão completa da fazenda.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

cana-de-açúcar mercado negócios
Sandra Mastrogiacomo
Sandra Mastrogiacomo
Sou jornalista, especializada em marketing digital e trabalho há¡ 11 anos na editoria de Agronegócio.
Linkedin
CHB

Sobre nós

O CHBAGRO é o único software completo para produtores rurais do Brasil. Mais de 600 fazendas já utilizam. Custo Agrícola facilitado, Apps Mobile para apontamento no campo mesmo sem internet. Software para Contabilidade Rural, Folha de Pagamento, Fiscal, RH, Agrícola, Controle de Máquinas (Frota), Compras, Estoque, Financeiro e Faturamento com NFE.

News

Conteúdo

  • Soluções
  • Clientes

Suporte

  • SAC
  • Suporte humano
  • Acesso

Contato

Franca, SP
Avenida Dr. Antônio Barbosa Filho, 1005

(16) 3713.0200

comercial@chb.com.br

(16) 3713.0210

Trabalhe Conosco

SAC

© 2025 CHB. Todos os direitos reservados.