A agricultura digital tem sido grande aliada para os produtores rurais na hora de facilitar e melhorar o desempenho da gestão da fazenda e do manejo da lavoura.
Com isso, a tecnologia tem ganhado força e agregado boas expectativas para o setor em relação a otimização de tempo e trabalho e redução de custos operacionais.
Outro ponto positivo da agricultura digital é que ela melhora a integração entre todos os setores envolvidos na cadeia produtiva.
Essa conexão faz com que os processos se tornem mais eficientes e ágeis, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade do produto ou matéria-prima e viabilizando uma produção mais sustentável.
O agro 4.0 tem sido cada vez mais explorado pelas instituições de pesquisa e empresas do ramo do agronegócio, isso porque a chegada da era digital no campo é uma das novidades mais promissoras para aperfeiçoar a produção agrícola e os trabalhos rurais.
Considerando que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até 2050 o agronegócio precisará alimentar cerca de 10 milhões de pessoas, investir em tecnologia é o primeiro passo para conseguir cumprir essa missão com êxito e sem prejudicar o meio ambiente.
Quer saber mais sobre como a agricultura digital está revolucionando o campo e se realmente vale a pena investir nessa tendência? Então continue a leitura e confira!
O que é a agricultura digital?
A agricultura digital nada mais é do que o uso das tecnologias e inovações em beneficio das atividades rurais. Sendo assim, ela é composta por dispositivos, aparelhos, softwares e sensores que facilitam a vida do produtor rural e de seus colaboradores.
Conhecida como agricultura digital ou agricultura 4.0, essa novidade promove a conectividade dentro do campo, onde geralmente a comunicação é comprometida pela falta de recursos e por serem áreas afastadas do meio urbano.
Como solução, o agro 4.0 busca melhorar a conexão do campo com as inovações tecnológicas, fazendo com que a internet chegue com qualidade nesses locais e que os equipamentos e programas possam ser utilizados com eficiência.
Através de todos esses recursos e ferramentas o produtor consegue mensurar dados importantes relacionados ao solo, ao clima, a saúde das plantas e presença de pragas e doenças.
Desse modo, ele saberá a hora certa de agir e qual estratégia colocar em prática para buscar o potencial máximo de produtividade com economia e qualidade.
Em resumo, a agricultura digital fornece as informações chaves que os profissionais precisam para conduzir as lavouras e alcançar resultados positivos e constantes.
Tudo isso, buscando aproveitar corretamente o solo e os recursos naturais da área, para que essa produtividade possa se manter ao longo dos anos sem impactos negativos ao ambiente.
Afinal, para manter uma agricultura sustentável e evitar os custos elevados, proteger a agroecologia do local deve ser prioridade para os produtores rurais.
Um ambiente equilibrado ajudará a reduzir a necessidade de corrigir o solo e criará uma relação benéfica entre pragas e seus inimigos naturais, reduzindo também a necessidade de intervenções químicas com pulverizações.
Principais vantagens da agricultura digital
A agricultura digital é uma estratégia promissora para ajudar o agronegócio a crescer e encarar com sucesso os seus principais desafios: aumento de produtividade em uma mesma área e redução dos impactos dessas atividades na natureza.
Nesse cenário, podemos destacar algumas das principais vantagens do agro 4.0:
1. Aumento de produtividade
Umas das vertentes da agricultura digital que está fazendo cada vez mais sucesso nas lavouras brasileiras é a Agricultura de Precisão. Esse tipo de manejo considera todas as particularidades da propriedade, admitindo que uma mesma área pode apresentar necessidades diferentes.
Através de dispositivos tecnológicos o produtor e os profissionais envolvidos na cadeia produtiva conseguem identificar facilmente quais locais estão precisando de maior atenção.
Por exemplo, é possível que um talhão esteja apresentando deficiência nutricional enquanto outro permanece equilibrado, nesse caso, ao invés de realizar a correção de toda a área, a agricultura de precisão viabiliza a correção apenas no talhão com desvio.
Aplicar as soluções somente onde é necessário e em medidas exatas ajuda a elevar a produtividade da área, evitando possíveis falhas que abaixem a média produtiva.
Além disso, através da agricultura digital é possível acompanhar mais de perto a saúde da lavoura, recebendo dados em tempo real a partir de um dispositivo móvel.
Esse acompanhamento eficiente ajuda na hora de tomar decisões dentro do planejamento da safra, auxiliando na tomada de decisões rápida e assertiva.
Com isso, as chances de perdas por falta de atenção ou erro humano também são reduzidas, protegendo a lavoura de uma maneira uniforme e eficaz.
2. Redução de custos
Além de elevar a produtividade, a agricultura digital e a agricultura de precisão são ótimas aliadas na hora de reduzir os custos operacionais ou de produção no campo.
Afinal, como citamos, as soluções serão mais assertivas e aplicadas somente onde é necessário e viável.
Ao fazer a correção do solo por talhões, por exemplo, o produtor consegue economizar com insumos e com a operação de máquinas por toda a área, evitando o desperdício e os problemas com excesso de adubo nos locais onde eles não são necessários.
Esse mesmo princípio é válido para os outros manejos, como irrigação e aplicação de defensivos agrícolas.
3. Gestão otimizada e eficiente da lavoura
Os softwares de gestão são peças chaves dentro da agricultura digital ou agricultura de precisão porque essa nova maneira de lidar com o campo só dará resultados significativos se a gestão da propriedade for eficiente e completa.
Por ser um manejo baseado totalmente em informações, é fundamental que o produtor consiga armazenar os dados importantes em um mesmo lugar e possa consultá-los facilmente a qualquer momento.
Com um sistema integrado de gestão como o CHBAGRO, o produtor consegue visualizar a saúde financeira do seu negócio, a produtividade da safra, os custos totais e as receitas futuras esperadas.
Através desse balanço o gestor consegue corrigir erros, encontrar gargalos de produção que possam estar comprometendo o lucro da fazenda e adotar novas estratégias que agreguem economia e inovação para a lavoura.
Ao investir no CHBAGRO, o produtor terá o controle da lavoura na palma de suas mãos, podendo acessar tudo do celular ou tablet e ver o seu negócio evoluir todos os dias.
Conclusão
Diante de uma demanda surpreendente do mercado externo e interno pelas commodities brasileiras, os produtores que buscarem estar sempre por dentro das novas tecnologias do mercado para o setor serão os que conseguirão aproveitar melhor os preços e as oportunidades do agronegócio.
A agricultura digital já é uma realidade promissora dentro de muitas fazendas, e os benefícios compensam todo o investimento.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.