Quando foi a última vez que você ouviu falar em Agricultura de Precisão, Agricultura Digital ou tecnologias no campo?
Se você é um profissional do agronegócio, provavelmente deve ter se deparado com esses termos recentemente.
As tecnologias estão cada dia mais presentes no campo e, por meio delas, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade nas fazendas.
Conceitos e ferramentas de Agricultura de Precisão já estão auxiliando usinas de cana-de-açúcar a dobrar a área produtiva sem aumentar a frota de máquinas agrícolas.
A Usina São Manoel passou a economizar R$ 1 milhão por safra com utilização de Agricultura de Precisão.
Conheça neste artigo quais são as ferramentas de Agricultura de Precisão mais utilizadas desde o plantio até a colheita da cana-de-açúcar.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. O que é Agricultura de Precisão?
- 2. Agricultura de Precisão na cultura da cana
- 3. Telemetria
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
O que é Agricultura de Precisão?
Agricultura de Precisão é um conceito de manejo diferenciado das lavouras, entendendo que os talhões e as lavouras não são uniformes e buscando ferramentas e estratégias para explorar essas variabilidades, visando retorno econômico e sustentável.
Muitas pessoas confundem o conceito de Agricultura de Precisão (AP) com máquinas caras, com ferramentas como o GPS ou o piloto automático, mas como já foi dito, o conceito de AP é bem mais amplo do que isso.
Agricultura de Precisão na cultura da cana
Muitas tecnologias e ferramentas de Agricultura de Precisão podem ser aplicadas à cultura da cana-de-açúcar.
Listarei algumas delas que te auxiliarão na redução de custos e otimização das atividades nas fazendas.
Plantio
O plantio em linhas paralelas traz inúmeros benefícios e ganhos em produtividade na cultura da cana.
O paralelismo entre as linhas de plantio propicia maior aproveitamento da área e melhor disposição das linhas no campo.
Com uma maior quantidade de metros lineares plantados por hectare, a produtividade também é elevada, uma vez que temos mais plantas nos talhões.
Para assegurar o paralelismo das linhas, ferramentas como piloto automático são muito utilizadas na cultura da cana.
Basicamente existem dois tipos de piloto automático que podem ser utilizados nas máquinas, os elétricos e os hidráulicos.
Os elétricos atuam diretamente na coluna de direção do trator e são mais simples de montar. Os hidráulicos, por sua vez, são mais caros e atuam nos rodados do equipamentos (em uso, esse sistema hidráulico não gira o volante, apenas as rodas dos equipamentos).
Junto com os sistemas de direcionamento automático, temos os sistemas de correção utilizados na cultura da cana-de-açúcar.
Sempre que possível, os produtores devem optar por sistemas de correção RTK (real time kinematic) que assegura erros operacionais da ordem de 3 a 5 cm no posicionamento e repetibilidade com o passar dos anos.
Fonte: Tradus
Existem outros sistemas de correção presentes no mercado, como RTX (trimble), SF1, SF2, SF3 (John Deere), dentre outros. Esses sistemas de correção geralmente apresentam erros operacionais maiores que 3 a 5 cm. Um concessionário da marca poderá te ajudar com maiores detalhes.
Dessa forma, com o auxílio do piloto automático, o paralelismo das linhas e execução em campo do plantio é realizado com a máxima eficiência.
Os operadores devem ficar atentos para trabalhar com o sistema de correção ativado nos tratores. Em áreas com inclinações mais elevadas, deve-se atentar ao escorregamento da plantadora, que por ser uma máquina pesada, pode acarretar em erros no posicionamento das linhas.
Para otimizar o plantio, mapas de altimetria podem ajudar na elaboração do projeto de linhas de plantio das áreas.
Os mapas de altimetria podem ser confeccionados de diversas formas e com diversos equipamentos, desde drones, satélites ou níveis de precisão.
As sulcações otimizadas permitem menos erosões, melhor aproveitamento de cada metro quadrado da lavoura e, com isso, aumento de produtividade.
Tratos Culturais
O tráfego controlado é outra tecnologia que está trazendo inúmeros benefícios na cultura da cana.
Utilizando piloto automático e alargamento de bitolas dos equipamentos, o tráfego controlado reduz a compactação dos solos e permite um melhor meio para desenvolvimento radicular.
Fonte: ReseachGate
Com menor pisoteio das soqueiras e raízes aproveitando melhor os nutrientes na área, a longevidade e manutenção da produtividade dos canaviais são beneficiadas.
Os mapas de fertilidade do solo também são ferramentas essenciais para otimização na aplicação de insumos na cultura da cana.
Por meio deles é possível realizar aplicações em taxas variadas, atendendo melhor as demandas de cada porção da lavoura e aumentando a eficiência da aplicação de insumos na fazenda.
Para aplicar os insumos em taxas variadas nas lavouras, basicamente é necessário ter uma máquina com um Kit taxa variada (GPS, monitor e controlador), facilmente adquiridos no mercado e até adaptados nas máquinas já presentes nas fazendas.
Fonte: Kuhn
Com aplicações seguindo os conceitos da Agricultura de Precisão, é possível otimizar as aplicações na fazenda e lucrar mais com tecnologia no campo.
Os mapas de biomassa da vegetação também estão sendo amplamente utilizados na cultura da cana-de-açúcar para realização de monitoramentos mais eficientes.
Os mais utilizados são o NDVI e o NDRE, podendo ser confeccionados também com o auxílio de drones ou satélites.
Fonte: INNPRO
Por meio da análise destes mapas é possível identificar manchas de possíveis pragas e doenças nas lavouras e tomar decisões para manejo em campo.
Colheita
Aqueles produtores que não plantaram a cana com GPS e piloto automático podem ficar tranquilos.
Atualmente já existem soluções desenvolvidas por startups, como a SOMO AGRO, que, com o auxílio de drones, conseguem levantar as linhas de cana das fazendas e criar projetos para a colheita dessa cana com o auxílio de piloto automático na colhedora.
A colheita com piloto automático auxilia no menor pisoteio das soqueiras, ajuda o operador a ser mais eficiente no trabalho noturno e na colheita das ruas mortas, que as vezes são inevitáveis mesmo em projetos sistematizados.
Algumas colhedoras modernas já possuem sensores para confecção dos mapas de produtividade.
Os mapas de produtividade são informações essenciais para o correto entendimento da lavouras.
Por meio deles é possível aplicar os insumos de forma localizada e identificar manchas com diferentes produtividades no campo.
Tais manchas podem ser manejadas visando incrementos em produtividade e fornecimento das doses adequadas de cada nutriente exportado via colheita da cana.
Telemetria
Outra tecnologia que vem sendo utilizada na cultura da cana é a telemetria. Com o auxílio dela é possível coletar dados em tempo real dos equipamentos em campo.
Algumas máquinas agrícolas como tratores, colhedoras, cultivadores e pulverizadores geram dezenas de dados a cada segundo no campo e as análises desses dados podem ajudar gestores a planejarem e otimizarem as operações em campo.
Com sistemas de telemetria é possível corrigir erros operacionais durante a operação, uma vez que tem-se dados como: velocidade da máquina, coordenadas geográficas do local onde está sendo realizado a operação, rotação do equipamento entre diversos outros.
Sistemas de telemetria atrelados a softwares como o CHBAGRO fornecem rendimentos operacionais reais de cada equipamento no campo.
Os relatórios gerados podem ser analisados pelos gestores agrícolas para seleção de equipamentos com melhores rendimentos operacionais e menores custos com reparos e manutenção, reduzindo dessa forma os custos agrícolas dentro das propriedades.
Conclusão
A tecnologia está cada dia mais presente na cultura da cana-de-açúcar.
Todos os dias temos empresas desenvolvendo novas soluções para redução de custos no campo.
Algumas startups fornecem soluções nas áreas que foram citadas neste artigo e merecem destaque como: Farm Solutions, SOMO AGRO, Hórus Aeronaves, Solinftec, IDGEO, entre outras.
Se você ainda não aplica nenhuma destas tecnologias citadas nas suas fazendas, agora que você está a par de muitas deles saiba que nunca é tarde para começar!
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.