Acompanhe o boletim CHB com as atualizações realizadas em abril e maio de 2023.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- ICMS Monofásico sobre combustíveis - Parametrizações para lançamentos das notas fiscais de entradas
- Inspeção de Nota Fiscal de Entrada garante segurança no recebimento de materiais
- Exclusão de ICMS da base de PIS/COFINS - Parametrizações para ajuste de cálculo das notas
- Correta absorção de frete sobre Compras e seus reflexos no custo de aquisição
- Você sabe realmente quanto custa para produzir o produto que sua empresa fabrica?
- A importância de automatizar o processo de apuração do Ponto Eletrônico
- Canais de Atendimento
- Fale com Comercial
ICMS Monofásico sobre combustíveis - Parametrizações para lançamentos das notas fiscais de entradas
Foi implementada a partir de 01/05/2023, nos termos da Lei Complementar n.º 192/2022, as novas CST´s que tratam da tributação monofásica sobre combustíveis.
Novos códigos de CST:
02 – Tributação monofásica própria sobre combustíveis;
15 – Tributação monofásica própria e com responsabilidade pela retenção sobre combustíveis;
53 – Tributação monofásica sobre combustíveis com recolhimento diferido;
61 – Tributação monofásica sobre combustíveis cobrada anteriormente.
O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, publicou o CONVÊNIO ICMS Nº 199, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2022, a ser aplicada nas operações nos termos da Lei Complementar nº 192.
Manual de Orientações
Para que o sistema efetue os cálculos de créditos de ICMS de acordo com cada CST e cálculo do monofásico, é necessário serem feitas parametrizações na operação tributária, antes dos lançamentos das notas fiscais de entradas.
Inspeção de Nota Fiscal de Entrada garante segurança no recebimento de materiais
As conferências realizadas diariamente pelas empresas para garantir uma melhor qualidade de bens e serviços prestados se tornam cada vez mais comuns e burocráticas. Pensando em agilizar estes processos de lançamentos de notas fiscais, de conferências e análises, desenvolvemos a rotina de Inspeção de Nota Fiscal de Entrada.
A rotina permite validar se a quantidade entregue pelo fornecedor é a mesma informada na nota fiscal, garantindo segurança no recebimento destes materiais. Caso a rotina encontre alguma divergência o sistema mantém a nota lançada no sistema, porém, sem realizar as integrações contábeis, fiscais, financeiras e estoque.
Somente depois que toda quantidade informada na nota fiscal for recebida pela empresa é que as integrações serão realizadas.
Desta forma, a rotina permite uma maior agilidade no lançamento das notas fiscais, podendo antecipar conferências e reduzindo assim gargalos no setor de recebimento.
CLIQUE E ACESSE O MANUAL DA ROTINA ou entre em contato com o Suporte Materiais, pelos nossos canais de atendimento.
Exclusão de ICMS da base de PIS/COFINS - Parametrizações para ajuste de cálculo das notas
Conforme publicado na Medida Provisória (MP) 1.159/2023, a partir de 1º de maio de 2023 o cálculo do crédito de PIS e COFINS para as empresas do regime não cumulativo deve ter a exclusão do ICMS da base de cálculo.
CLIQUE E VEJA A MEDIDA PROVISÓRIA 1.159/2023
O sistema CHBWEB já está preparado para efetuar os cálculos e geração dos SPEDs. Acesse o manual de orientações e efetue os parâmetros necessários no sistema em atendimento à MP.
CLIQUE E VEJA O MANUAL DE ORIENTAÇÕES
Correta absorção de frete sobre Compras e seus reflexos no custo de aquisição
A operação industrial como um todo, envolve muitos custos, e se torna cada vez mais necessário um controle que ajude na identificação e apropriação das despesas associadas a cada insumo comprado.
Uma importante composição do custo de aquisição é o valor do frete, que deve ser vinculado na nota de compras para compor o novo custo médio do saldo do produto em estoque.
Na prática, o documento fiscal relativo ao transporte é vinculado à nota fiscal de compras, para ser feita a relação entre as operações e também o rateio deste gasto com transporte entre os itens comprados. É neste momento que ocorrem os gargalos no setor de lançamento de notas, porque geralmente este vínculo é feito de forma manual.
Com o objetivo de automatizar o lançamento dos fretes nas notas fiscais, eliminando os inputs manuais e a necessidade de lançar o valor nota a nota, a CHB desenvolveu a rotina Rateio de Fretes, onde, através da chave de acesso este vínculo entre CTE e NFE é feito automaticamente, permitindo que a empresa, além de identificar quais os produtos estão exigindo mais gastos com transporte até estarem disponível para consumo, também tenha o custo médio do produto composto corretamente, considerando todos os gastos com a aquisição.
Com a implementação da rotina Rateio de Frete, a empresa ganha agilidade nos lançamentos de Notas Fiscais e segurança na informação de dados, porque elimina processos manuais.
Quer saber mais sobre esta ferramenta?
CLIQUE E ACESSE O MANUAL DA ROTINA ou entre em contato com nosso Suporte Materiais através dos nossos canais de atendimento.
Você sabe realmente quanto custa para produzir o produto que sua empresa fabrica?
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e na busca de uma maior eficiência operacional, fazer uma correta gestão de custos industriais se torna essencial.
É preciso identificar e entender toda a cadeia produtiva e o que representam todos os investimentos feitos direto na produção, como mão de obra, equipamento, manutenção, materiais, entre outros.
Atualmente você consegue identificar quais processos estão tendo maiores gastos e avaliar qual a rentabilidade de produção de cada produto?
Consegue, ainda, analisar como reduzir esses gastos, para aumentar o lucro e fazer um planejamento industrial eficaz?
Se suas respostas não forem seguras, saiba que a CHB possui uma ferramenta de gestão de Custo Integrado, que agiliza bastante esse processo de apuração dos custos de produção industrial e ainda te ajuda a embasar decisões estratégicas do negócio, a fim de melhorar a sua lucratividade.
Para implementar a rotina é necessário que estejam utilizando a contabilidade por centro de custo e também que, tanto a produção diária, quanto às saídas dos produtos, passem pelo módulo de estoque, de forma que estas movimentações sejam precificadas no final do processo.
Através dos valores apurados na contabilidade por centros de custos, a rotina efetua os rateios e absorções de custos diretos e indiretos na apuração dos produtos acabados e valoriza a produção e as saídas do estoque, conforme o custo unitário apurado mensalmente.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Entre em contato com o Suporte Contábil, através dos nossos canais de atendimento.
A importância de automatizar o processo de apuração do Ponto Eletrônico
Quando o assunto é fechamento do Ponto Eletrônico, muitas dúvidas surgem, pois este é um dos processos burocráticos dentro da empresa. É preciso seguir a legislação trabalhista e ainda se atentar a todos os detalhes da jornada do colaborador, como entrada, saída, período de descanso, atrasos e faltas.
Com a chegada do eSocial, os cuidados precisaram ser redobrados. O envio de dados trabalhistas para o Governo Federal agora ocorre quase que instantaneamente. Todas as informações relativas à jornada dos colaboradores precisam estar corretas e não são admitidos erros devido aos riscos da empresa ser autuada.
São muitas informações para serem conciliadas todos os meses até o fechamento da folha de pagamento e é muito importante encontrar formas descomplicadas e eficientes para não só registrar as informações, mas também controlar e conferir os fechamentos dentro do prazo.
Eliminando os processos burocráticos é possível que a empresa se torne mais estratégica, atendendo questões legais, mas também possuindo informações reais sobre a jornada dos colaboradores para uma possível tomada de decisão sobre remunerações, horas extras ou escalas de trabalho.
Foi pensando nestes processos mais definidos, na otimização de tempo na execução das tarefas e também, na garantia da segurança das informações que envolvem o fechamento do ponto, que a CHB disponibilizou aos seus clientes a Automação da rotina de Ponto Eletrônico.
Nesta automação é possível importar diariamente e em horário pré determinado pela empresa: as marcações do ponto, gerar os cartões e disparar e-mail para os gestores ou responsável pela manutenção do ponto, com o relatório de anomalias e inconsistências.
Além de criar uma proximidade entre os gestores de cada área da empresa e o RH, esta automação facilita muito a rotina do departamento, que no final do mês já está com o movimento fechado e conciliado.
Entre em contato com nosso suporte RH, pelos nossos canais de atendimento, e obtenha mais informações sobre a implementação desta ferramenta.