Boletim CHB - Agosto/Setembro 2023

publicado em 26/09/2023

Acompanhe o boletim CHB com as atualizações realizadas em agosto e setembro de 2023.

Boletim CHB

Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Requisição de Consumo Automático - Melhora gestão do almoxarifado

Almoxarifado

Quando um produto possui consumo automático parametrizado, ao gravar a nota fiscal, o sistema faz a entrada do saldo no estoque e de imediato faz um movimento de saída, retirando o saldo do estoque. Dessa maneira, o produto nem passa pelo monitoramento do almoxarifado, pois entende-se que sua aplicação foi imediata.

Porém, determinadas aquisições, que já possuem destino conhecido para aplicação, peças para veículos/equipamentos específicos por exemplo, podem não ter aplicação imediata, sendo mais seguro passar pelo almoxarifado e seguir com a requisição de baixa, mas sem perder a característica de consumo automático, uma vez que a destinação é conhecida.

Neste processo, o sistema irá criar uma requisição de consumo no estoque, ao invés de consumir automaticamente o produto, trazendo maior controle para a gestão dos materiais, podendo até ser feito o retorno de consumo, caso mude o destino da aplicação no meio do processo, o que não é possível com o consumo automático.

Quer saber mais sobre a rotina? Acesse abaixo o manual ou entre em contato com o  Suporte Gerenciamento Materiais através dos nossos canais de atendimento.

 

EFD-Reinf Retenções (R-4000) - Início de implantação

EFD-Reinf

A partir da competência setembro/2023, iniciou-se a implantação da EFD-Reinf Retenções, através dos registros da série R-4000.

A partir de agora, as empresas irão prestar as informações tributárias referentes a retenções de PIS/Pasep, Cofins, CSLL e IR em bases mensais.

E qual código a empresa deve utilizar para qualificar nos eventos da série R-4000? Código da Natureza de Rendimento ou Código de Receita para DARF?

A resposta é: o Código da Natureza de Rendimento.

Até então, as retenções de tributos ocorriam em guias distintas, com códigos de receitas também distintos, mas a partir da implementação da série R-4000 na EFD-Reinf, haverá a unificação, consolidando as retenções no Darf único emitido pela DCTFWeb.

Por exemplo: a) retenção IRPJ sobre Serviços de Limpeza: recolhia-se através do código de receita 1708. b) Retenção de CSRF sobre Serviços de Limpeza: recolhia-se através do código de receita 5952.

Com a implementação da série R-4000 as duas retenções(acima) devem ser feitas com o código de natureza de rendimentos 15043, conforme tabela I do Manual de Orientação.

E você? Já analisou a Tabela de natureza de rendimentos para identificar quais são os códigos que sua empresa precisará enviar na REINF?

No sistema CHBWEB esta classificação poderá ser feita no cadastro da operação tributária, se a empresa já tiver uma operação para cada tipo de natureza de rendimento ou, no cadastro de produtos, se a empresa já tiver os serviços tomados cadastrados como produto.

Clique abaixo e leia o Manual Reinf Versão 2.1.2.1.

 

Danfe e Boleto - Envio automático para clientes na Autorização da NFe

Danfe e Boleto

Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe), o contribuinte tem a obrigação de encaminhar ou disponibilizar download do arquivo XML e do PDF da DANFE para o destinatário da nota.

Aliado a esta obrigação, é possível enviar também os boletos referentes a estes faturamentos. Essa funcionalidade visa agilizar o processo e oferecer mais comodidade aos clientes, garantindo que eles recebam o boleto de pagamento de forma rápida e integrada ao processo de emissão da NF-e.

Clientes CHB, com módulo Faturamento e Financeiro contratados, podem utilizar esta facilidade do envio de Danfe e Boleto no momento da autorização da NFe, bastando apenas algumas configurações em relação a: emails de contato de Clientes e Fornecedores atualizados no cadastro. Mensagem que será utilizada no corpo do email, e dados técnicos como SMTP do servidor de email, email remetente, senha e porta de saída.

A utilização desta rotina conjunta do envio de danfe e boletos, otimiza os processos e tempo gasto, não sendo mais necessária a execução dos processos de forma separada.

Este recurso está disponível para todos os clientes com módulo Faturamento e Financeiro contratados e sem custos adicionais.

Quer saber mais sobre a rotina? Acesse abaixo o manual ou entre em contato com o Suporte Gerenciamento Financeiro através dos nossos canais de atendimento.

 

A importância de automatizar o processo de apuração do Ponto Eletrônico em Nuvem

Ponto Eletrônico em Nuvem

Quando o assunto é fechamento do Ponto Eletrônico, muitas dúvidas surgem, pois este é um dos processos burocráticos dentro da empresa. É preciso seguir a legislação trabalhista e ainda se atentar a todos os detalhes da jornada do colaborador, como entrada, saída, período de descanso, atrasos e faltas.

São muitas informações e processos burocráticos para serem conciliados todos os meses até o fechamento da folha de pagamento e é muito importante encontrar formas descomplicadas e eficientes para não só registrar as informações, mas também controlar e conferir os fechamentos dentro do prazo.

Foi pensando nestes processos mais definidos, na otimização de tempo na execução das tarefas e também, na garantia da segurança das informações que envolvem o fechamento do ponto, que a CHB disponibilizou aos seus clientes a Automação da rotina de Ponto Eletrônico - Integração Exata ID.

Nesta automação é possível que as marcações realizadas através do software de captura “caiam” em uma nuvem e o sistema CHB seja configurado para importar diariamente e em horário pré determinado pela empresa: as marcações do ponto, gerar os cartões e disparar e-mail para os gestores ou responsável pela manutenção do ponto, com o relatório de anomalias e inconsistências. Além de criar uma proximidade entre os gestores de cada área da empresa e o RH, esta automação facilita muito a rotina do departamento, que no final do mês já está com o movimento fechado e conciliado.

Quer saber mais sobre a rotina? Acesse abaixo o manual ou entre em contato com o Suporte Gerenciamento Recursos Humanos através dos nossos canais de atendimento.

 

Automação do lançamento das notas fiscais de entrada será disponibilizada em Novembro

Importação de Nota Fiscal pelo XML

Na versão de Novembro de 2023 será liberada uma nova funcionalidade no sistema CHB, que facilitará de forma significativa o lançamento das notas fiscais de entrada.

Trata-se da rotina de Automação do lançamento das notas fiscais, que ao processar o arquivo XML e encontrar o número do pedido de compra, irá validar este número de pedido no sistema e criará a nota fiscal e os itens recebidos, vinculando o pedido de compra automaticamente.

O usuário poderá realizar a conferência e seguir com o recebimento da nota fiscal, dando sequência na inspeção da mercadoria normalmente.

Importante: Se sua empresa tem interesse na implementação desta automação, já comunique seus fornecedores, porque para o processo de vínculo de pedido de compra ocorrer, o fornecedor deve enviar no xml a tag <xped> preenchida com o número do pedido de compra gerado pelo sistema CHB.

Fique de olho! No próximo boletim serão disponibilizadas mais informações e o manual desta automação.

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.