A agricultura evoluiu muito e continua evoluindo! Os avanços tecnológicos alcançaram um patamar capaz de dar uma nova cara para a agricultura. Neste cenário o uso de drones na agricultura é um grande representante dessa evolução.
Do planejamento do plantio à eficiência da colheita, passando pela irrigação ou identificação de pragas e doenças, os drones são uma das 5 inovações que se tornaram realidade a ponto de auxiliar nas mais diferentes tarefas agrícolas.
Por tudo isso, os drones na agricultura são grandes aliados da produtividade e da maior capacidade de gerenciamento da atividade agrícola, trazendo vantagens e impactos bastante positivos ao setor.
Neste artigo, vamos apresentar os principais usos, contribuições e impactos dos drones na agricultura. Confira!
O que são drones?
Você sabia que a palavra “drone”, em inglês, significa “zangão”? Drones, ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), são pequenas aeronaves conduzidas à distância e que a cada dia mais têm ganhado espaço no cenário em todos os setores da economia mundial.
Essa tecnologia - que antes tinha seu uso exclusivo para fins militares - atualmente é aplicada em diversos segmentos da cadeia produtiva, com seu uso tendo fins pessoais e para entretenimento.
Por muito tempo, drones eram equipamentos bastante caros e inacessíveis à grande maioria das empresas e pessoas. Porém, estes equipamentos evoluíram muito nos últimos anos, trazendo benefícios e contribuindo em áreas que antes nem se cogitava sua presença, como é o caso da agricultura.
Prova disso é que o uso de drones na agricultura rapidamente ganhou mercado, tanto que em 2016 já respondia por 25% das vendas destes equipamentos.
Já para o futuro a expectativa é de que o mercado global de drones agrícolas deve quadruplicar em cinco anos, saltando de US$ 1,2 bilhão em 2019 para US$ 4,8 bilhões em 2024.
Além dessa questão, segundo a consultoria Market&Market, o crescimento anual está em uma taxa de 31,4% sendo puxado pelo aumento na demanda por alimentos e investimentos de diferentes empresas na tecnologia.
Principais usos de drones na agricultura e maiores impactos para o setor
Com o aumento da necessidade e evolução da tecnologia, o uso de drones na agricultura está mais acessível, podendo contribuir cada vez mais com o aumento da produtividade de lavouras e possibilitando melhorias na gestão de todo o setor.
Dessa forma, os drones podem ser utilizados em toda a agricultura, da preparação do terreno para plantio à colheita. Nesse período, estes equipamentos terão os seguintes usos:
1. Sensoriamento remoto de toda a área
Na agricultura, o sensoriamento remoto é caracterizado pelo tratamento, armazenamento e análise de dados coletados, permitindo melhor conhecimento sobre os fenômenos existentes na superfície monitorada.
Esta tecnologia visa à representação e a coleta de dados de uma determinada região na superfície terrestre sem que para isso seja necessário o contato direto, já que os dados são coletados de forma aérea e distante, como por exemplo, por drones.
Por meio desse sensoriamento remoto, será possível:
- Estimar a área plantada;
- Fazer o levantamento de plantas por área;
- Identificar possíveis gargalos no processo produtivo.
Além disso tudo, o sensoriamento remoto é uma maneira moderna de gerir as plantações e tem proporcionado resultados de produtividade nunca antes alcançados com a possibilidade de permitir uma redução de diversos custos de operação.
2. Acompanhamento da saúde da cultura e detecção de pragas
A necessidade de acompanhar o desenvolvimento e a saúde da lavoura costuma ser o principal motivo que leva produtores a procurarem informar-se sobre o uso de drones na agricultura de precisão.
Através de sensores infravermelhos estas pequenas aeronaves conseguem monitorar e tirar fotografias das plantas de toda a área e de forma muito mais rápida. Os drones coletam informações de todas as plantas, permitindo acompanhamento em determinadas regiões ou espécies/culturas específicas.
Com essas imagens será possível identificar:
- Falhas no plantio;
- Locais que apresentem alta infestação de plantas daninhas;
- Ataque de pragas e de doenças;
- Excesso ou falha de irrigação.
Ao conseguir mapear pragas e doenças, o produtor poderá tomar decisões mais rápidas e assertivas. Também consegue evitar perdas maiores quanto à produtividade.
3. Demarcação da área de plantio
Por meio dos drones na agricultura é possível que produtores tenham uma visão aérea e panorâmica da sua área produtiva, permitindo que ele possa demarcar os lugares de plantio e acompanhar o crescimento da plantação, evitando que ultrapasse os limites estipulados.
O mesmo serve para áreas de preservação e fontes de água, permitindo que a propriedade esteja sempre respeitando as regras ambientais.
4. Pulverização de pesticidas
Como vimos, o uso de drones na agricultura permite detectar com exatidão doenças e pragas, mas podem também ser utilizados na aplicação de defensivos químicos para proteger as lavouras contra a ação destes tipos de problemas.
Assim, através de sensores e técnicas modernas relacionadas à geração de mapas alinhados aos índices de vegetação, estas pequenas aeronaves conseguem promover redução no desperdício de pesticidas e diminuir o impacto ambiental.
Os drones mais modernos são capazes de realizar voos rasantes e em diferentes velocidades, isso, somado ao seu pequeno porte, possibilita a pulverização de produtos químicos em locais exatos, aumentando a efetividade.
5. Monitoramento da pecuária
Além das atividades agrícolas, o uso de drones também traz vantagens à pecuária, onde será possível, dentre outras ações:
- Facilitar a contagem do gado na fazenda;
- Verificar se há animais feridos, ausentes ou com vacas em trabalho de parto, tudo isso graças às câmeras de imagem térmica com que eles podem ser equipados;
- Ajudar a observar as condições dos pastos, permitindo identificar a necessidade de reforma ou não;
- Monitorar a qualidade das cercas, possibilitando rápido conserto, se necessário.
Softwares de gestão são essenciais para melhor eficiência de drones
Como visto, os drones na agricultura são grandes aliados do produtor rural, permitindo muitos benefícios e trazendo impactos bastante positivos para o setor.
Porém, apenas estes equipamentos não ajudarão o produtor a elevar sua produtividade ou reduzir seu desperdício, afinal eles apenas coletam as informações (dados, fotografias e vídeos) ou aplicam defensivos.
Assim, além dos drones na agricultura é preciso dispor de algum sistema que armazene, organize e analise as imagens captadas pelos equipamentos e os transforme em informações.
Estes sistemas estão relacionados aos softwares de gestão agrícola, tanto que o aumento dos investimentos em programação para análise de dados e processamento de imagens explicam essa importância.
Estes softwares ajudam a examinar a condição das culturas em diferentes tipos de solo e zonas de manejo, para retratar performance e o potencial de produção.
Dessa forma, entre as muitas tecnologias associadas aos drones na agricultura torna-se de suma importância o uso de um software de gestão agrícola que seja específico e dedicado para uso em fazendas.
Dentre todas as possibilidades, o CHBAGRO, baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil é um grande aliado do produtor. Ele conecta as áreas operacional e administrativa de qualquer fazenda, permitindo um controle financeiro muito mais eficiente.
Além disso, alinhando o CHBAGRO em parceria com a FarmSolutions, o produtor rural consegue uma solução completa para a sua fazenda, englobando uma gestão integrada com tecnologia de ponta.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.