Não é segredo para ninguém que cafeicultores brasileiros figuram entre os maiores produtores e exportadores de café em todo o mundo. Mas quando falamos da cotação do café, principalmente no estabelecimento do preço do produto, muitas dúvidas são colocadas à tona.
A grande questão neste sentido é: Onde acompanhar a cotação diária de café e como essa variação diária das cotações na Bolsa podem afetar nossos preços do café?
Este artigo visa responder a pergunta acima. Nele, apresentaremos quais são as fontes de informação para acompanhar as variações no preço do café e obter dicas para alcançar maior lucratividade.
Cotação do café: Como ocorre a variação no preço dessa commodity?
No mercado internacional, o café é uma das principais commodities. Exatamente por isso, as cotações em Bolsas internacionais especializadas têm grande influência nas oscilações do preço desse produto.
A bolsa de Nova York, por exemplo, é específica para os cafés arábica, já a bolsa de Londres atende mais especificamente os cafés robusta. Esses são os principais locais para visualizar a cotação do café.
A grande questão nesse sentido é entender como as variações diárias das cotações na Bolsa podem afetar os preços do café produzidos.
Para explicar isso, precisamos entender que o café negociado na bolsa funciona por meio de contratos futuros, em que existe um acordo de compra e venda de pelo menos 100 sacas de café.
Veja um exemplo:
Valor por Contrato: R$ 538,74 x 100 sacas = R$ 53.874,00 (Cotação feita em 04/11/20 às 16:43)
Desta forma, os preços de mercado do café não são constantes, mas sistematicamente variáveis, o que torna a operação nestes mercados bastante arriscada caso não sejam utilizadas estratégias que visem ao mínimo assegurar o investimento.
Neste cenário, a opção pelos contratos futuros representa maior segurança para o produtor contra a variação do preço da saca do café que costuma ocorrer.
Onde acompanhar a cotação do café diariamente?
A saca de café é negociada nas bolsas de valores de todo o mundo, tendo nas bolsas de Nova York e Londres as mais importantes, principalmente para o café arábica e café robusta, respectivamente.
Será a partir dos valores negociados que conseguimos saber a cotação do café. A negociação é feita enquanto às bolsas de valores estão abertas e as cotações em tempo real podem ser acompanhadas pelos principais portais de investimento.
Mas, para quem não quer operar essa commodity na bolsa de valores, mas sim ver a cotação do café com fins agrícolas, pode ficar tranquilo, muitas são as opções a sua disposição. Como:
- Notícias agrícolas
- Agnocafé
- Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCMG)
- Canal Rural
- Cooxupé
- Agrolink
Recomendamos o indicador CEPEA/Esalq, que apresenta indicações da cotação do café arábica e do café robusta.
Acompanhe as cotações, mas transforme sua propriedade em uma empresa
A cotação diária do café pode influenciar em diversas decisões dentro da atividade cafeeira. Assim, todos os elos da cadeia produtiva dessa commodity precisam acompanhar as cotações dia a dia.
Entretanto, conferir essas informações sem saber como elas influenciam a atividade nem saber o que fazer com elas, de nada adiantará.
Dessa forma, para conviver e sobreviver em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe ao cafeicultor dar à sua propriedade uma maior capacidade de gestão empresarial, onde produzir com eficiência técnica de grãos de qualidade superior representam só a parte da gestão da porteira para dentro da fazenda.
Porém, um conjunto muito mais amplo de atividades e setores de toda a cadeia produtiva precisa estar no radar do cafeicultor e tem relação com a porteira para fora.
Ele precisa incorporar ações e atitudes, em que a produtividade, o custo e a eficiência, dentre outros, impõem-se como regras básicas de sobrevivência.
Assim, é preciso que o cafeicultor tenha ações alinhadas a um empresário empreendedor. Neste cenário, empresas bem-sucedidas da cafeicultura brasileira são aquelas que procuram:
- Elevar o seu nível de competitividade;
- Aprimorar a qualidade de seu produto e serviços;
- Reduzir custos e eliminar desperdícios;
- Se orientar de acordo com as necessidades do mercado consumidor que tem clientes cada vez mais exigentes.
O momento certo para alcançar melhores resultados da safra é agora!
Na cafeicultura, a competitividade pode ser obtida pela alta produtividade de cafezais adequadamente cultivados e pela adoção de estratégias de colheita, enquanto a maior rentabilidade consegue-se com uma administração adequada, melhora na gestão e uso da tecnologia, além de uma comercialização eficiente.
Neste cenário, garantir competitividade consiste em buscar uma cafeicultura rentável por meio da adoção de um adequado gerenciamento, que tenha como foco a busca pela qualidade e a adoção de um ambiente ecológico e que promova uma responsabilidade social.
Planejamento constante e de todas as etapas da produção, organização, direção e controle são fatores, que junto ao acompanhamento da cotação do café, garantem uma produção muito mais eficaz.
Também é imprescindível uma administração que permita que o empresário opere com menores custos, comercialize de forma mais eficiente, administre riscos e que saiba defender-se contra mudanças bruscas de preços.
Por fim, investir em qualidade, tipo, bebida, ponto de seca e não tentar adivinhar preços, são fatores determinantes para alcançar maior competitividade e ter uma atividade muito mais rentável.
Diante disso tudo fica claro: O momento certo para garantir melhores resultados para a próxima safra de café é agora. Faça uma gestão adequada e precisa e nunca deixe para agir depois.
Para fazer isso, a apuração de custos por fazenda ou talhão podem ser melhor realizadas com um bom software de gestão, como é o caso do CHBAGRO, sendo esses os parâmetros mais importantes para definir os melhores indicadores da sua fazenda.
Baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda, permitindo que você tenha um controle financeiro muito mais eficiente do seu negócio.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.