Você, que produz e ama degustar um bom café deve saber que essa bebida tem duas espécies diferentes: Coffea arábica (Café Arábica) e Coffea canéfora (Café Robusta ou Conilon).
Dentre essas espécies, o café arábica apresenta altíssimo conceito, sendo apontado como o responsável pelos melhores cafés do mundo.
Mas você sabe qual é a definição desse tipo de café e quais são suas variações? E o mais importante, você sabe como fazer a correta gestão de uma lavoura de café arábica visando maior produtividade e qualidade do produto?
Confira nosso artigo de hoje e saiba mais sobre esse tipo de café e também como começar com o pé direito o plantio do café arábica!
Café arábica e suas principais características
Originário das regiões altas da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o café arábica é reconhecido como uma das primeiras espécies de café a ser produzido.
O nome “arábica” se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação dessa cultura do café.
O Arábica é amplamente reconhecido como a variedade que produz os cafés mais finos e requintados do mundo. São naturalmente plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas ideais para a produção de cafés de qualidade superior.
Para que atinja a máxima qualidade esse tipo de café costuma passar por cuidados bastante minuciosos, que vão desde a lavoura até o ensacamento. Isso resulta num café de maior valor de mercado.
No Brasil, a produção de arábica está mais centralizada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espirito Santo e Bahia, como visto na imagem abaixo.
Fonte: Cafés do Brasil
Tipos de cafés arábica
O café arábica se divide em inúmeras variedades, cada uma delas se destaca por suas características sensoriais e muitas delas são produzidas aqui no Brasil. Confira algumas:
Bourbon
Se divide em Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo. Marcado pelo aroma de intensidade maior, sabor adocicado e uma textura achocolatada e suave.
Solo, clima, altitude e processos de secagem são fundamentais para maximizar todas as suas características. É um café que requer atenção, cuidado e conhecimento em todos seus manejos produtivos.
Catuaí
Subdividida em Catuaí Vermelho e Amarelo. A principal diferença entre os dois é que o Catuaí Amarelo é menos encorpado.
O café de acidez média pode ser considerado leve e suave, e o aroma é adocicado. Sua doçura natural é decorrente da intensa absorção dos açúcares naturais do fruto pelo grão que ocorre por causa do processo de maturação.
Este tipo de café arábica é amplamente cultivado aqui no Brasil.
Catucaí
Resultado do cruzamento das variedades Icatu e Catuaí, a variedade Catucaí é mais uma que se divide em Vermelho e Amarelo.
Suave e de acidez média, o café apresenta também sabor cítrico e frutado.
Mundo Novo
A variedade Mundo Novo resulta em cafés extremamente saborosos e de altíssima qualidade.
Presente principalmente em Minas Gerais e São Paulo, este café exige cuidados especiais em seu plantio por ser propenso à ferrugem.
As 3 floradas garantem ao fruto boa uniformidade de maturação, além de diminuir a quantidade de grãos verdes obtidos na colheita.
Topázio
Mais comum em Minas Gerais, a variedade Topázio é o cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Catuaí Amarelo. Seu cultivo é estável por conta do grande poder de adaptabilidade do grão.
O resultado disso são plantações abundantes e de alta qualidade!
Icatu
O Icatu Vermelho é um híbrido entre o Robusta, Mundo Novo e Bourbon Vermelho, mais tarde foi cruzado com Mundo Novo e Bourbon Amarelo, resultando no Icatu Amarelo.
Trata-se de um cultivar resistente à ferrugem e de alta produtividade.
Acaiá
Em tupi-guarani, “Acaiá” significa “frutos de sementes grandes”. Essa variedade possui excelente produtividade e pode harmonizar bem com grãos Bourbon por seu sabor forte e corpo intenso.
Dicas para uma boa gestão da cultura de café arábica
Dados de 2019 da Embrapa mostram que a produção do café arábica no Brasil ocupa uma área total de 1,47 milhão de hectares, com produção estimada em 36,98 milhões de sacas de 60kg e produtividade média de 25,16 sacas por hectare.
Mas, para que todos esses números evoluam de forma consistente, mas sem comprometer a qualidade do café arábica, o cafeicultor brasileiro precisa ter uma gestão bastante eficiente e que vise maiores produtividades e qualidade da bebida.
Neste aspecto, diversas ações são essenciais. Confira abaixo algumas dicas para a produção de um excelente café arábica em qualidade e quantidade.
1. Realize análises de solo recorrentes e faça as correções que forem necessárias
Faça a análise de solo até a camada de 40 a 60 cm, isso pode ser muito importante para a produção e resiliência de sua lavoura de café.
As amostragens mais profundas não precisam ser feitas todo ano, a recomendação é realiza-las a cada 2 ou 3 anos para fins de monitoramento da fertilidade.
2. Prepare o solo corretamente e tenha bem definido qual será o tipo de colheita (mecânica ou manual)
Tal fator irá determinar o espaçamento da lavoura.
Sempre tenha em mente se você irá optar pela lavoura convencional ou lavoura adensada (se em uma área comporta 3 mil mudas, na adensada esse número pode ser até 5 vezes maior);
3. Oriente o plantio de acordo com o relevo e a exposição ao sol
A recomendação é que as linhas de plantio do café fiquem no sentido leste-oeste, ou seja, paralelas à incidência do sol, como visto na imagem abaixo
Isso evita que o sol poente se concentre sobre um lado da planta, causando danos.
4. Faça a correta adubação para café no sulco/cova
Este é momento em que você deve adicionar nutrientes em profundidade para o café.
5. Escolha cultivares de café arábica resistentes ou ao menos tolerantes à ferrugem
Ao fazer isso, você evitará gastos extras com o controle dessa séria doença no ano de plantio e nos anos futuros.
6. Muita atenção com treinamentos de funcionários
Por ser um produto com alto valor e que o padrão de qualidade é fundamental, você deve promover um adequado treinamento da sua mão de obra responsável pela condução da lavoura.
7. Fique de olho em plantas daninhas, pragas e doenças
Você precisa monitorar antecipadamente a infestação crítica de daninhas, pragas e doenças.
Com o correto monitoramento e seguindo o cronograma o controle, você estará reduzindo gastos desnecessários, tornando o sistema mais lucrativo, sustentável e produtivo.
Invista em um bom software de gestão agrícola para sua fazenda de café
Como vimos, o clima, infestação de pragas e mão de obra são fatores que merecem muito cuidado, pois podem impactar no manejo da lavoura de café arábica e na qualidade do grão.
Por essa razão, é extremamente importante buscar informações precisas, permitindo que cada detalhe seja cuidadosamente acompanhado, desde o plantio até a venda.
Por isso, planejamento e acompanhamento diário da lavoura são tarefas fundamentais!
Mas como fazer isso?
Entre inúmeras variedades e estratégias de plantio, tratos culturais e cuidados com a colheita, torna-se de suma importância o uso de um software de gestão agrícola que seja específico para fazendas.
Assim, o controle orçamentário por mês e safra, previsto e realizado por dia mês e safra, a apuração dos custos por variedade, custos de operações, entre outros, podem ser realizados com o CHBAGRO.
Baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro muito mais eficiente.
Conclusões
Para a produção de café arábica não existe uma receita de bolo. Porém, as boas práticas que envolvem a instalação da lavoura devem ser sempre respeitadas.
Por isso, fique atento às características do local, das cultivares e da mão de obra que será empregada na lavoura, não só do plantio do café, mas de toda a produção.
Por fim, se você quiser ter o controle de tudo na palma da mão, vale muito a pena investir em um software de gestão agrícola para a sua fazenda. Os benefícios culminarão em uma lavoura de melhor qualidade e mais produtiva.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.