CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano
CHB
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Acesso
  • SAC
  • Suporte Técnico Humano

Café Arábica: Dicas de Gestão para maior produtividade

Café Arábica: Dicas de Gestão para maior produtividade

Publicado em: 17/09/2020

Você, que produz e ama degustar um bom café deve saber que essa bebida tem duas espécies diferentes: Coffea arábica (Café Arábica) e Coffea canéfora (Café Robusta ou Conilon).

Dentre essas espécies, o café arábica apresenta altíssimo conceito, sendo apontado como o responsável pelos melhores cafés do mundo.

Mas você sabe qual é a definição desse tipo de café e quais são suas variações? E o mais importante, você sabe como fazer a correta gestão de uma lavoura de café arábica visando maior produtividade e qualidade do produto?

Confira nosso artigo de hoje e saiba mais sobre esse tipo de café e também como começar com o pé direito o plantio do café arábica!

Plantação de Café

Café arábica e suas principais características

Originário das regiões altas da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o café arábica é reconhecido como uma das primeiras espécies de café a ser produzido.

O nome “arábica” se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação dessa cultura do café.

O Arábica é amplamente reconhecido como a variedade que produz os cafés mais finos e requintados do mundo. São naturalmente plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas ideais para a produção de cafés de qualidade superior.

Para que atinja a máxima qualidade esse tipo de café costuma passar por cuidados bastante minuciosos, que vão desde a lavoura até o ensacamento. Isso resulta num café de maior valor de mercado.

No Brasil, a produção de arábica está mais centralizada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espirito Santo e Bahia, como visto na imagem abaixo.

Plantações de Café no Brasil
Fonte: Cafés do Brasil

 

Tipos de cafés arábica

O café arábica se divide em inúmeras variedades, cada uma delas se destaca por suas características sensoriais e muitas delas são produzidas aqui no Brasil. Confira algumas:

Bourbon

Se divide em Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo. Marcado pelo aroma de intensidade maior, sabor adocicado e uma textura achocolatada e suave.

Solo, clima, altitude e processos de secagem são fundamentais para maximizar todas as suas características. É um café que requer atenção, cuidado e conhecimento em todos seus manejos produtivos.

Catuaí

Subdividida em Catuaí Vermelho e Amarelo. A principal diferença entre os dois é que o Catuaí Amarelo é menos encorpado.

O café de acidez média pode ser considerado leve e suave, e o aroma é adocicado. Sua doçura natural é decorrente da intensa absorção dos açúcares naturais do fruto pelo grão que ocorre por causa do processo de maturação.

Este tipo de café arábica é amplamente cultivado aqui no Brasil.

Catucaí

Resultado do cruzamento das variedades Icatu e Catuaí, a variedade Catucaí é mais uma que se divide em Vermelho e Amarelo.

Suave e de acidez média, o café apresenta também sabor cítrico e frutado.

Mundo Novo

A variedade Mundo Novo resulta em cafés extremamente saborosos e de altíssima qualidade.

Presente principalmente em Minas Gerais e São Paulo, este café exige cuidados especiais em seu plantio por ser propenso à ferrugem.

As 3 floradas garantem ao fruto boa uniformidade de maturação, além de diminuir a quantidade de grãos verdes obtidos na colheita.

Topázio

Mais comum em Minas Gerais, a variedade Topázio é o cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Catuaí Amarelo. Seu cultivo é estável por conta do grande poder de adaptabilidade do grão.

O resultado disso são plantações abundantes e de alta qualidade!

Icatu

O Icatu Vermelho é um híbrido entre o Robusta, Mundo Novo e Bourbon Vermelho, mais tarde foi cruzado com Mundo Novo e Bourbon Amarelo, resultando no Icatu Amarelo.

Trata-se de um cultivar resistente à ferrugem e de alta produtividade.

Acaiá

Em tupi-guarani, “Acaiá” significa “frutos de sementes grandes”. Essa variedade possui excelente produtividade e pode harmonizar bem com grãos Bourbon por seu sabor forte e corpo intenso.

 

Dicas para uma boa gestão da cultura de café arábica

Dados de 2019 da Embrapa mostram que a produção do café arábica no Brasil ocupa uma área total de 1,47 milhão de hectares, com produção estimada em 36,98 milhões de sacas de 60kg e produtividade média de 25,16 sacas por hectare.

Mas, para que todos esses números evoluam de forma consistente, mas sem comprometer a qualidade do café arábica, o cafeicultor brasileiro precisa ter uma gestão bastante eficiente e que vise maiores produtividades e qualidade da bebida.

Neste aspecto, diversas ações são essenciais. Confira abaixo algumas dicas para a produção de um excelente café arábica em qualidade e quantidade.

1. Realize análises de solo recorrentes e faça as correções que forem necessárias

Faça a análise de solo até a camada de 40 a 60 cm, isso pode ser muito importante para a produção e resiliência de sua lavoura de café.

As amostragens mais profundas não precisam ser feitas todo ano, a recomendação é realiza-las a cada 2 ou 3 anos para fins de monitoramento da fertilidade.

2. Prepare o solo corretamente e tenha bem definido qual será o tipo de colheita (mecânica ou manual)

Tal fator irá determinar o espaçamento da lavoura.

Sempre tenha em mente se você irá optar pela lavoura convencional ou lavoura adensada (se em uma área comporta 3 mil mudas, na adensada esse número pode ser até 5 vezes maior);

3. Oriente o plantio de acordo com o relevo e a exposição ao sol

A recomendação é que as linhas de plantio do café fiquem no sentido leste-oeste, ou seja, paralelas à incidência do sol, como visto na imagem abaixo

Sol e Plantio de Café

Isso evita que o sol poente se concentre sobre um lado da planta, causando danos.

4. Faça a correta adubação para café no sulco/cova

Este é momento em que você deve adicionar nutrientes em profundidade para o café.

5. Escolha cultivares de café arábica resistentes ou ao menos tolerantes à ferrugem

Ao fazer isso, você evitará gastos extras com o controle dessa séria doença no ano de plantio e nos anos futuros.

6. Muita atenção com treinamentos de funcionários

Por ser um produto com alto valor e que o padrão de qualidade é fundamental, você deve promover um adequado treinamento da sua mão de obra responsável pela condução da lavoura.

7. Fique de olho em plantas daninhas, pragas e doenças

Você precisa monitorar antecipadamente a infestação crítica de daninhas, pragas e doenças.

Com o correto monitoramento e seguindo o cronograma o controle, você estará reduzindo gastos desnecessários, tornando o sistema mais lucrativo, sustentável e produtivo.

 

Invista em um bom software de gestão agrícola para sua fazenda de café

Como vimos, o clima, infestação de pragas e mão de obra são fatores que merecem muito cuidado, pois podem impactar no manejo da lavoura de café arábica e na qualidade do grão.

Por essa razão, é extremamente importante buscar informações precisas, permitindo que cada detalhe seja cuidadosamente acompanhado, desde o plantio até a venda.

Por isso, planejamento e acompanhamento diário da lavoura são tarefas fundamentais!

Mas como fazer isso?

Entre inúmeras variedades e estratégias de plantio, tratos culturais e cuidados com a colheita, torna-se de suma importância o uso de um software de gestão agrícola que seja específico para fazendas.

Assim, o controle orçamentário por mês e safra, previsto e realizado por dia mês e safra, a apuração dos custos por variedade, custos de operações, entre outros, podem ser realizados com o CHBAGRO.

Baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro muito mais eficiente.

 

Conclusões

Para a produção de café arábica não existe uma receita de bolo. Porém, as boas práticas que envolvem a instalação da lavoura devem ser sempre respeitadas.

Por isso, fique atento às características do local, das cultivares e da mão de obra que será empregada na lavoura, não só do plantio do café, mas de toda a produção.

Por fim, se você quiser ter o controle de tudo na palma da mão, vale muito a pena investir em um software de gestão agrícola para a sua fazenda. Os benefícios culminarão em uma lavoura de melhor qualidade e mais produtiva.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

gestão café
CHB

Sobre nós

O CHBAGRO é o único software completo para produtores rurais do Brasil. Mais de 600 fazendas já utilizam. Custo Agrícola facilitado, Apps Mobile para apontamento no campo mesmo sem internet. Software para Contabilidade Rural, Folha de Pagamento, Fiscal, RH, Agrícola, Controle de Máquinas (Frota), Compras, Estoque, Financeiro e Faturamento com NFE.

News

Conteúdo

  • Soluções
  • Clientes

Suporte

  • SAC
  • Suporte humano
  • Acesso

Contato

Franca, SP
Avenida Dr. Antônio Barbosa Filho, 1005

(16) 3713.0200

comercial@chb.com.br

(16) 3713.0210

Trabalhe Conosco

SAC

© 2025 CHB. Todos os direitos reservados.